Sindpol/MG realiza inspeção sindical e constata mais uma delegacia em péssimas condições de trabalho

19 de agosto de 2022

Denunciando, mais uma vez, o sucateamento da Polícia Civil de Minas Gerais, o Sindpol/MG realizou inspeção sindical, nesta semana, na 4ª Delegacia Sul e constatou que, além da falta de efetivo, a delegacia está em condições precárias para o trabalho dos policiais civis e atendimento à população.

O presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira; o diretor de mobilização e formação sindical, Breno Almeida e o diretor de assuntos do interior, Vander Tavares, conversaram com a Delegada responsável pela unidade, com os Investigadores e Escrivães que trabalham no local.  Ao vistoriar a unidade, a cena foi impactante, pois todas as paredes têm problemas com infiltrações, salas com mofo, pisos e paredes com rachaduras, com visível comprometimento da estrutura do prédio, extintor de incêndio vencido há 17 anos, elevador que da acessibilidade sem funcionamento e o reboco das paredes caindo.

Além dos problemas estruturais, a delegacia está com baixo efetivo no expediente e no plantão, sendo somente quatro investigadores para ambos, onde os que trabalham no plantão estão trabalhando além da jornada semanal estipulada em lei, e a delegacia conta com apenas uma viatura para todos os trabalhos realizados na unidade policial.

“O que percebemos é um claro abandono de mais uma unidade policial, é o que vemos nas delegacias de todo o Estado. A Segurança Pública estruturada só existe na propaganda do governador Romeu Zema, com intuito de se reeleger. O governador Romeu Zema não está preocupado em dar boas condições de trabalho aos policiais civis e muito menos melhorar as condições de atendimento à população e a soluções de crimes, porque para isso precisamos de um maior efetivo e de condições dignadas de trabalho. O cúmulo do absurdo, foi o governador Romeu Zema autorizar somente trinta vagas no concurso para Investigador de Polícia, e sequer, mesmo com as cobranças do Sindpol/MG, ter chamado outros 172 excedentes, que estão aptos a fazerem o curso de formação, e os demais aprovados para fazer as demais etapas. Lembrando que temos um déficit de mais de cinco mil investigadores em Minas Gerais”, pontuou o presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira.

O Sindpol/MG tomará as providências cabíveis, cobrando do Governo de Minas, da Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, soluções para o problema, bem como encaminhando para outros órgãos governamentais para providências. Não podemos aceitar essa forma desigual de tratamento entres as Forças de Segurança do Estado, e essas péssimas condições de trabalho para nossos policiais.