Sindicato em ação: Diretoria do SINDPOL/MG acompanha processo de aposentadoria de filiado que adoeceu e se invalidou em razão do serviço.

Na tarde desta terça-feira (13), a direção do SINDPOL/MG obteve resultado positivo para o direito de aposentadoria por invalidez, ainda em caráter administrativo, em sede de revisão do servidor Antônio Aderbal Mesquita, investigador de polícia há 27 anos, lotado em Governador Valadares. Este servidor, que apresenta vários laudos de invalidez psiquiátrica, adoeceu em razão do serviço por vários anos de atividade operacional confrontando com bandidos no interior do estado. O mesmo, que também tem familiares na Polícia Civil, pelo acomentimento de sua doença, vem atravessando uma via crúcis de afastamento em afastamento, que ao todo somam mais de três anos. ao requerer o direito, uma vez que se encontra contra indicado pelos médicos, teve seu pedido indeferido pelo departamento de perícias que lho determinou retornar ao trabalho, porém sem o direito de portar armas; ora! Como determinar a um servidor que trabalhou no interior do estado em área de conflito somente na área operacional, que retorne a suas atividades sem o direito de portar arma, fato, no mínimo, surreal.

Diante de tal impasse, a direção do SINDPOL/MG determinou a impetração de mandado de segurança e outras medidas judiciais com o fito de proteger e garantir o direito e o interesse do policial filiado, uma vez que a referida medida expõe não só a saúde, mas a integridade física e a vida do servidor e seus colegas de trabalho.

Diante do decorrer dos fatos, o departamento de perícias médicas convocou o servidor para a apresentação da documentação específica para o processamento de sua aposentadoria, determinando o seu afastamento imediato.

A direção do SINDPOL/MG que acompanha de perto todos estes casos, conclama a todos os servidores, que se encontram em situações semelhantes a esta, a recorrerem a direção do sindicato para as providencias cabíveis, pois é necessário que tenhamos uma padronização de procedimentos nesta área para a salvaguarda dos direitos de nossos servidores.