Sindpol/MG repudia PEC Emergencial 186/2019

25 de fevereiro de 2021

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019 que está sendo analisada, nesta quinta-feira (25/2), no Plenário do Senado, sugere redução, de até 25%, dos salários dos servidores públicos para investir nas despesas emergenciais.

A proposta prevê acabar com o piso orçamentário das áreas de saúde, educação e segurança pública. Tal emenda vai contra os avanços dos direitos sociais dos servidores, conquistados na Constituição de 1988.

Em plena época de crise pandêmica, estamos em uma situação caótica onde os policiais civis do estado Minas Gerais ainda não receberam o 13º salário e os aposentados não ganharam suas férias-prêmio, além da recomposição das perdas inflacionárias de apenas 13%, o salário continua defasado.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), José Maria de Paula “Cachimbinho”, a PEC Emergencial dá calote aos servidores da segurança pública: “Além das lutas na reivindicação do pagamento integral dos salários em atraso, ainda temos que nos preocupar com uma possível redução drástica, uma vez que não deixamos de arcar com nossos impostos e despesas que crescem cada vez mais.”

O assessor do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, enfatiza os casos de doenças e suicídios ocorridos em todo meio da segurança, em especial, com escrivães e investigadores: “Nós entendemos a necessidade do governo federal prestar auxílio à população que está necessitada, mas os policiais civis estão pagando uma carga muito grande com a queda do seu poder de compra após a reforma da previdência. Os policiais estão doentes, os problemas são muitos, a nossa responsabilidade é muito grande e é um absurdo a desvalorização do Governo para com a categoria. Não podemos aceitar mais um descaso!”

Os policiais precisam estar unidos para as próximas lutas que estão por vir.

O Sindpol/MG diz não à PEC 186/2019 e lutará junto a todas as Entidades Sindicais do Brasil, às Federações e à Cobrapol para não sermos atingidos por mais essa covardia.