Sincato em ação: Sindpol aciona a Justiça contra o Estado.

O Sucateamento da Polícia Civil de Minas Gerais é um problema que se arrasta há mais de uma década. Todas as dificuldades enfrentadas pelos Policiais contribuem sobremaneira de forma negativa na prestação de um serviço de segurança pública de qualidade para a sociedade. Isso porque, a Instituição não recebe investimentos necessários por parte do Governo que age com descaso levando a PCMG ao sucateamento e abandono total. Este quadro lamentável é denunciado pelo SINDPOL/MG que enquanto Sindicato representante da categoria luta por melhorias, modernização e valorização da categoria Policial Civil.

Leia a matéria abaixo

Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aumentar o efetivo da corporação, o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol) de Juiz de Fora impetrou nesta quinta-feira (22) uma ação civil pública contra o Governo do Estado. Segundo o diretor regional do sindicato, Marcelo Armstrong, a ideia é forçar o Executivo a realizar concurso público o mais rápido possível. Na avaliação dele, o déficit de servidores é "absurdo e traz prejuízos para a sociedade. Temos hoje, na cidade, 120 policiais civis de todas as carreiras, o ideal seria ter, no mínimo, 500. O maior gargalo está nas funções de investigadores e escrivães."

De acordo com ele, na maioria das delegacias distritais, há entre dois e quatro investigadores. "O número de crimes está cada vez maior. Porém, com este efetivo, as distritais não têm condições de apurar os delitos. Acabam fazendo apenas serviços de cartório, é lamentável." Além de cobrar a realização do concurso público, o Sindpol alertou para as condições de trabalho da categoria. "Faltam coletes à prova de balas, e os que temos estão vencidos desde 2009. Já solicitamos a reposição, mas até agora não obtivemos resposta." A ação foi encaminhada à Vara da Fazenda Pública. Os policiais civis estão em greve desde o dia 10 de junho.

Fonte: Tribuna de Minas