Primeiro seminário sobre a Polícia Civil no século XXI: modernizar é preciso!

20 de novembro de 2020

O Sindpol/MG, juntamente com a Aespol e o Sindep/MG realizaram nesta sexta-feira (20/11), o primeiro seminário sobre a Polícia Civil no século XXI: modernizar é preciso, na arena Monte Sião, em Venda Nova.

José Maria de Paula “Cachimbinho”, presidente do Sindpol/MG, deu início ao evento agradecendo a participação de todos. “Quero agradecer a todos vocês que vieram prestigiar o nosso primeiro seminário, e para os que não vieram estão perdendo um evento muito importante, pois ao longo do dia teremos palestras que irão tratar sobre a modernização da PCMG”, disse José Maria.

O primeiro palestrante foi o presidente da Federação dos Policiais Civis da região Norte, FEPOLNORTE, Itamir Lima, que fez uma apresentação ampla e bem detalhada sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, mostrando a necessidade de se reorganizar a instituição para torná-la mais eficiente e com melhor desempenho em suas atividades.

A segunda palestrante Aline Cavalcante, inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro e diretora do Sindpol/RJ, falou sobre a experiência empírica da unificação, dando exemplos do Rio de Janeiro, onde há 21 anos os policiais civis vivenciam essa unificação dos cargos.

Os policiais civis de Minas Gerais, José Maria de Paula “Cachimbinho”; Alini Risi, presidente da Aespol; Bruno Viegas, presidente do Sindep/MG; Wemerson Oliveira, assessor do Sindpol/MG; e Marcelo Horta, escrivão de polícia, abordaram o tema “A modernização da investigação criminal: descentralização e desburocratização”, onde falaram sobre a implantação da tecnologia para agilizar e facilitar o trabalho dos policiais.

E para encerrar o evento o último palestrante foi o Chefe Adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Neto e Silva, que explicou sobre a necessidade da modernização da Polícia Civil de Minas Gerais.

Ao final os presidentes das entidades de classe que organizaram o evento agradeceram a todos que participaram e disseram que em breve haverá outro seminário, pois a modernização da Polícia Civil é algo que precisa ser debatido e implementado para melhorar o trabalho dos policiais civis.