“Os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis”

8 de janeiro de 2024

“Os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis”

Essa frase, atribuída a Georges Clemenceau, foi postada pelo Governador Romeu Zema em suas redes sociais, em 2021, durante campanha salarial dos Policias de Minas Gerais, que, na ocasião, ocuparam as ruas para protestando por melhores condiçoes salarias, estruturas e efetivos adequados, demonstrando total ausência de respeito aos Profissionais de Segurança do nosso Estado.

Ante a morte do Policial Militar, considerando essa postagem do Governador, que, após severas critícas, acabou deletando a publicação, podemos afirmar que não estamos lidando com um fato isolado, essa tragédia é fruto da desvalorização dos profissionais da segurança pública que estão com seus salários defasados, da falta de respaldo administrativo e jurídico do Governador que é Comandante Máximo das Policias Estaduais, da falta de efetivo, pois no local onde se deram os fatos, percebemos a presença de apenas dois Policiais. O Policial sai para trabalhar preocupado com as contas a pagar, pois seu salário está defasado, portanto, não consegue estar totalmente concentrado durante os atos praticados em sua profissão, que é de longe a mais arriscada do mundo, sendo que no caso em tela, podemos observar ainda que o excesso de cautela, por medo de agir, em razão dessa total ausência de apoio, custou a vida do Policial e pai de família.

A responsabilidade pela morte do Sargento Dias e de outros tantos Policiais que da mesma forma tombaram no cumprimento do dever, dentre outros fatores, também é da inércia dos Governantes, que não valorizam os Policiais, que não lhes fornecem estrutura e efetivo ideais, que não lhes oferecem respaldo algum, largando-os jogados à própria sorte.

Breno Paulo de Oliveira Almeida
Investigador da PCMG
Diretor de Mobilização e Formação Sindical/SINDPOL-MG.