Notícias da Intersindical

A Coordenação Intersindical se reuniu no dia 14/05 para tratar das diversas questões de descompromisso do governo para com o funcionalismo público, como o atraso e parcelamento dos salários, o sucateamento do IPSEMG, falta de reajustes salariais e a desvalorização dos aposentados. Além destas, há inúmeras outras pautas específicas de cada categoria.

Na ocasião, estas pautas em comum a todas as categorias ali representadas foram o foco para as entidades sindicais deflagrarem um movimento conjunto na Assembleia Legislativa, no dia 22.05 (terça-feira), às 14h, aproveitando o momento delicado do Governo. A listagem de mais de 90 mil servidores em situação de irregularidade anunciada pelo Tribunal de Contas do Estado que fez com que o Governo revise e refaça todas as folhas de pagamento – motivo pelo qual o mesmo diz ter que adiar e descumprir o cronograma de pagamentos do funcionalismo público – expõe a fragilidade da gestão de Pimentel às vésperas das eleições.

Diante deste cenário, a Intersindical convoca os servidores das diversas categorias, que estão cansados de verem seus salários adiado e parcelados todos os meses desde 2015, para que compareçam na Assembleia e reforcem as pressões sobre o Estado. Este novo adiamento vem somar às diversas demonstrações da falta de compromisso do mesmo para com o funcionalismo público.

Outra pauta que acompanha a movimentação da Instersindical desde o ano passado é o sucateamento do IPSEMG. As entidades de classe pedem a saída do Presidente do Instituto, Hugo Vocurca, que não teve competência para gerir o sistema de saúde dos servidores e deixou que o mesmo chegasse a tal ponto de sucateamento, com enormes filas para atendimento, falta de materiais básicos, medicamentos, falta de profissionais, cancelamentos de procedimentos, corredores do SMU (Serviço Médico de Urgência) lotados e importantes hospitais descredenciados.

Além disso, as entidades também pedem a valorização dos aposentados, inclusive estendendo à eles os benefícios concedidos aos servidores da ativa.

Todas as entidades de classe presentes concordaram na realização de um movimento unificado e contínuo até que o Estado receba os representantes da Intersindical e atenda às reivindicações, principalmente no que concerne à regularização dos pagamentos em parcela única no 5º dia útil.

Participaram do encontro representantes do SINDASP-MG, ASTHEMG, SISIPSEMG, SINDPOL/MG, ASSIMA, UNSP, FESEMPRE, SINDPÚBLICOS, SINTDER, SINTTOP, ADEPOL, GESP e SINDESPE.