Inspeção sindical do Sindpol/MG resulta em melhorias no Deoesp

12 de agosto de 2022

O Sindpol/MG nas suas atribuições legais e estatutárias, em agosto de 2021, sabendo das más condições de trabalho e insalubridade do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), as quais prejudicavam a saúde e desempenho dos policiais lotados nesta unidade, realizou inspeção sindical e constatou que o local era inadequado para o trabalho dos policiais lotados no referido departamento e, através do ofício 73/2021, denunciou ao MPMG tais irregularidades.

O Sindpol/MG recebeu do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o ofício de número 1457/2022, informando que oficializaram a Chefia da PCMG para soluções dos citados problemas e que os mesmos foram resolvidos.

A pedido do presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, para verificar se de fato os problemas foram resolvidos, o vice-presidente do Sindpol/MG, Antônio Marcos Pereira (Toninho Pipoco); o diretor de assuntos do interior, Vander Tavares e a diretora de assuntos da mulher, Vânia Correa, foram pessoalmente, na manhã de ontem (11), realizar uma nova inspeção sindical (checklist), para observarem se as demandas necessárias para a adequação dos referidos problemas enumerados ao MPMG foram solucionados.

A diretoria do Sindpol/MG foi bem recebida no Deoesp pela chefia e por todos os colegas. O delegado Rodrigo Bustamante percorreu a unidade mostrando as obras realizadas e informou que receberam o valor da reforma através de emendas parlamentares, dos deputados estaduais Sargento Rodrigues (PL) e professor Wendel Mesquita (Solidariedade), o que possibilitou as melhorias realizadas.

No imóvel foi realizado adequação, contemplando revisão e reparos no sistema de cobertura, incluindo substituição de telhas danificadas, de calhas, impermeabilizações, a recuperação de revestimentos internos e externos para pintura, incluindo forros e pintura, execução da calçada, cobertura metálica e piso para cinco vagas no estacionamento, incluindo sistema de drenagem e recuperação do muro divisório, revisão geral nos sistemas elétricos e de cabeamento estruturado, incluindo reparos e substituições, em fase de conclusão.

A diretoria do Sindpol/MG percebeu que, de fato a edificação está bem melhor, porém há a necessidade de obras de ampliações para que os servidores fiquem melhor distribuídos, pois os mesmos ainda ficam aglomerados nas salas.

“Os policiais civis e demais servidores não estão mais em condições insalubres, há condições básicas, porém precisa melhorar com obras de ampliação do Deoesp”, afirmou Antônio Marcos Pereira (Toninho Pipoco).

O Sindpol/MG continuará realizando inspeções sindicais e cobrando melhorias nas estruturas das delegacias e melhores condições de trabalho aos policiais civis.

Relembre o caso

Em agosto de 2021, a diretoria do Sindpol/MG realizou inspeção sindical no Deoesp, e se depararam com a estrutura deplorável da edificação.

Além dos problemas estruturais, como na parte elétrica e hidráulica, na falta de espaço adequado para o trabalho e na falta de reparo de estruturas elétricas, como por exemplo o elevador para acessibilidade que sempre esteve inoperante, os policiais sofriam com a falta de material de limpeza e higiene e até água para beber.

Os policiais civis estavam comprando água mineral para o próprio consumo. Além dos problemas citados, havia infiltrações e goteiras.

O Sindpol/MG oficiou os órgãos competentes exigindo que as providências fossem tomadas.

Veja a matéria de agosto de 2021

Visita técnica no Deoesp mostra falta de estrutura e água aos policiais civis