Diretores do Sindpol/MG, marcam presença em audiência sobre privatização da Codemig em Araxá

25 de abril de 2024

Na tarde desta quinta-feira (25/04), o Sindpol/MG, representado por seu Diretor de Mobilização, Breno Almeida e pelo Diretor de Assuntos do Interior, Vander Tavares, marcaram presença em Audiência Pública sobre a Federalização/privatização da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), que aconteceu na Câmara Municipal de Araxá, através do convite feito pela Vereadora Professora Leni Nobre, que tem acompanhado de perto a luta de todas as entidades de classe contra os atos indignos do atual Governo do Estado de Minas Gerais.

A iniciativa em questão foi realizada devido a gravidade da situação do endividamento de Minas Gerais que, no momento está preocupante, principalmente em causa das ações negligentes do nosso Governante, que continua errando e deixando de cumprir com suas promessas.

O debate, teve como finalidade, informar através da presença de várias entidades de classe do estado de Minas Gerais e ouvir a população e os servidores nos municípios mais afetamos, que é o caso de Araxá e microrregião, que atualmente, é o local onde está instalada a maior extração de nióbio do mundo.

A Codemig é uma empresa pública que tem como objetivo, valorizar o potencial mineral e as riquezas do Estado de Minas Gerais. Ao vender a Codemig, o Governador Romeu Zema, abre mão de projetos estratégicos de inovação e da diversificação da economia do estado, uma vez que o nióbio produzido pela mina da Codemig equivale a 75% da produção mundial, chegando anualmente a 70 mil toneladas da liga de ferronióbio.

Diante disso, a expectativa é de que a gestão privada priorize o lucro em detrimento do interesse público. E dessa forma, os servidores públicos, assim como a população mineira, mais uma vez, serão negligenciados pelo Governo.

Portanto, nota-se a importância de uma reivindicação em prol do fortalecimento do interesse público.

O Sindpo/MG assume essa causa e enfatiza a importância de uma mobilização: Vamos todos lutar em defesa das empresas estatais mineiras e principalmente dos assuntos relacionados à Polícia Civil de Minas Gerais e sua categoria.