Direção do SINDPOL/MG vai a Brasília e acompanha importante reunião do Ministério da Previdência Social, onde se deliberou importantes ações sobre aposentadoria dos policiais

Em reunião hoje com o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, o ministro da Previdência Social (MPS), Garibaldi Alves Filho (foto), afirmou que seu ministério trabalhou na elaboração de um substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 554/2010, em tramitação no Congresso Nacional, para garantir a integralidade e paridade na aposentadoria especial aos policiais.

Gandra explicou que a aposentadoria especial já é regulamentada pela Lei Complementar nº 51 de 1985, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), o problema é que alguns Estados, principalmente o Maranhão, têm se valido da Emenda Constitucional nº 41 para aplicar à aposentadoria especial do policial o mesmo cálculo utilizado na aposentadoria proporcional do servidor público, o que ocasiona uma quebra da paridade entre ativos e aposentados.

O ministro fez questão de esclarecer que o seu Ministério não vai colocar nenhum empecilho para que a aposentadoria especial tenha garantida a integralidade e a paridade, visto que o entendimento da Lei Complementar nº 51 está pacificado nas diversas instâncias do Executivo Federal.

A Cobrapol buscou a reunião com o MPS por solicitação do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol/MA). O ministro informou que irá enviar ao governo do Maranhão parecer pela aplicação da integralidade e paridade na aposentadoria especial, conforme determina a Lei Complementar nº 51.

Participaram também da reunião a Adepol e o Deputado Federal Lourival Mendes que entregou às mãos do Ministro uma série de documentos defedendo a aposentadoria dos policiais civis e um parecer técnico-jurídico de lavra do jurista Ives Gandra.

Fonte: Assessoria Cobrapol