Delegado da PF é nomeado secretário da Seds

Sérgio Barboza Menezes teve o nome publicado na edição desta quarta-feira (18/05) do Diário Oficial de Minas Gerais e ainda não há uma data definida para que ele assuma a pasta

Publicado no jornal O Tempo, em 18/05/2016, por Camila Kifer

O superintendente regional da Polícia Federal no Estado, o delegado Sérgio Barboza Menezes, foi nomeado pelo governador Fernando Pimentel (PT) como secretário de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), responsável pela defesa pública. O nome foi publicado na edição desta quarta-feira (18/05) do Diário Oficial de Minas Gerais e ainda não há uma data definida para que ele assuma a pasta.

Desde 2012 no cargo, Menezes foi indicado pelo petista e cedido ao Estado pelo Governo Federal, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (12/05). Agora, ele entra no lugar do desembargador Antônio Armando dos Anjos, que assumiu o cargo interinamente, em maio deste ano, e saiu a pedido.

Anjos ocupava desde março deste ano o posto de Bernardo Santana de Vasconcellos, que pediu exoneração do cargo depois de passar um ano e maio a frente da Seds. Em sua saída, o, até então titular da pasta, alegou que estava determinado a se dedicar a questões partidárias, uma vez que este é um ano de eleições municipais.

Polêmica

A indicação causou polêmica, uma vez que o governador é investigado pela própria PF na operação Acrônimo, sob suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude eleitoral. Apesar de não participar diretamente das investigações, que têm base em Brasília, como superintendente em Minas, o delegado deu suporte às ações da Acrônimo desencadeadas no Estado.

Diante disso, o governo de Minas alegou, em nota, que Menezes foi escolhido para ocupar o cargo “tendo reconhecida sua experiência na área da segurança pública, com especializações neste setor e exitosa atuação em outros estados do país”.

A reportagem tentou contato com o novo secretário de Defesa Social de Minas Gerais, mas ainda não conseguiu localizá-lo.

Polícia Federal

Procurada pela reportagem, a Polícia Federal informou que não há um nome definido para a titularidade da superintendência regional no Estado.

Veja publicação no Diário Oficial.

Fonte: O Tempo