IPSEMG: Notícias do Conselho de Beneficiários

19 de maio de 2016

Diretor do Conselho de Beneficiários do IPSEMG relata diagnóstico de atendimento em Unaí/MG. Veja o relatório abaixo:

Relatório de viagem – Unaí – maio de 2016

O Conselho de Beneficiários do IPSEMG esteve na cidade de Unaí para verificar de perto a situação do atendimento médico hospitalar na cidade que, em outros tempos, era uma dos melhores do interior do Estado. Infelizmente, com o fechamento da Agência do IPSEMG, o atendimento em Unaí decaiu e traz dor de cabeça para os usuários da cidade e região. Hoje Unaí tem atendimento pífio com apenas um hospital atendendo os usuários: O Hospital Santa Monica.

O Hospital Santa Monica com atendimento de urgência e emergência, internações, cirurgias de urgência e eletivas, consultas eletivas, exames como: ultrassom, tomografia, raio-X, clínicos laboratoriais, eletrocardiograma, doppler, ecodoppler, etc.

Tínhamos na cidade o hospital São Lucas que não atende mais pois não se interessa pela Tabela do IPSEMG.

Atualmente temos apenas um médico credenciado e uma clínica de oftalmologia. São quatro laboratórios de análises clínicas (contando com o laboratório do Hospital Santa Monica que atende os usuários pacientes do hospital). Como vemos é ridículo o número de profissionais especialistas credenciados em Unaí. Talvez por este motivo a direção do IPSEMG tenha colocado a cidade como experiência neste projeto que não passa de um novo IPSEMG Família.

Conversando com servidores públicos da cidade percebemos que todos reclamam do atendimento do IPSEMG na cidade e região. Eles ressaltaram o quanto o atendimento decaiu após o fechamento da agência.

Não vimos sinais da experiência do IPSEMG Família. O que vimos foram usuários insatisfeitos com o atendimento prestado, muitas reclamações sobre a falta de profissionais de especialidades diferentes e a falta de consultas eletivas para elas. Muitas vezes esses usuários precisam se deslocar até Patos de Minas ou Paracatu para realizar a consulta, sendo que na cidade possue o especialista, apenas não é credenciado ao ISPEMG.

Na cidade de Unaí existe, além de uma grande penitenciária, uma Superintendência de Ensino e uma importante comarca com vários servidores do judiciário e Ministério Público. É uma cidade pólo, com quase 100 mil habitantes, com um número significante de servidores públicos na cidade e região (cerca de 6 mil servidores). É indiscutível que esses servidores precisam do IPSEMG em Unaí, situada a 600 km de Belo Horizonte.

As cidades que buscam atendimento em Unaí são: Buritis, Arinos, Urucuia, Riachinho, Bonfinópolis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Paracatu, João Pinheiro, Chapada Gaúcha, dentre outras.

Torna-se urgente e necessária a intervenção da Direção do IPSEMG em Unaí. É necessário melhorar a tabela do IPSEMG, uma vez que esta é uma reclamação recorrente dos contratados. A presidência do IPSEMG precisa olhar com mais respeito para os servidores/ usuários que são dependentes do sistema pelo qual pagam e precisam utilizar.


Geraldo Antônio Henrique da Conceição

Membro do Conselho de Beneficiário do IPSEMG
18/05/2016