Delegacia de Divinópolis recebe visita técnica do Sindpol/MG

4 de março de 2021

Dando continuidade à agenda das visitas técnicas, o Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, José Maria de Paula “Cachimbinho”, juntamente aos assessores Wemerson Oliveira e Marcelo Bambirra, realizaram uma visita técnica na 1ª Delegacia Regional de Divinópolis, nesta quarta-feira (3/3).

Chegando no local, se depararam com vários problemas, dentre eles o destaque de baixo efetivo, com policiais sobrecarregados de trabalho.

Os investigadores não têm descanso, pois aos fins de semana e folgas eles estão constantemente auxiliando os colegas de plantão, devido à falta de pessoal.

Segundo as informações obtidas lá, apenas dois investigadores são encarregados pela atuação de toda região, alternadamente, incluindo o município de Formiga, o que torna inviável a implantação do plantão digital, medida adotada recentemente na pandemia.

O plantão digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências, em sala virtual, com a participação de policiais e envolvidos em ocorrências criminais, de acordo com informações do portal da Agência Minas Gerais.

No entanto, a delegacia apresenta falta de estrutura para o plantão pela falta internet de boa qualidade, computadores e impressoras funcionais. Às vezes é preciso usar o celular pessoal para as transmissões, conforme relatos passados pelos policiais.

“Se não tiver concursos, não adianta plantão virtual. A proposta é até mais arriscada por nos colocar isolados com o criminoso em ambiente fechado.”, fala de um policial.

Ele é integrado por equipes que atuam em dois locais distintos, sendo uma, no plantão da delegacia onde ocorreu o fato, e a outra, no local da delegacia do plantão digital, visando evitar que a Polícia Militar desloque por longas distâncias para levar os conduzidos.

O assessor Wemerson compreende a situação complicada de implantação do procedimento virtual: “Com a implantação do plantão digital, o Estado resolve o problema da polícia militar, mas sobrecarrega os policiais civis, de sobremaneira os investigadores. Esse modo como está sendo implantado o plantão digital está colocando a vida dos investigadores em iminente risco de morte, pois são somente dois para receberem as ocorrências, fazer conferência de materiais, conduzir os presos até a cela, depois retirar para levar à frente da câmera para a videoconferência e voltar com ele para a cela. No entanto, quem faz esse processo de condução do preso é apenas um investigador, pois o outro está atendendo ao público e demais ocorrências que chegam na recepção da delegacia.”

Outro grande problema é a existência de apenas duas celas para todos os presidiários, sejam eles conduzidos ou flagrantes, mulheres e menores de idade, pois uma terceira cela existente na delegacia foi cedida pela chefia para a polícia militar.

“Estamos registrando e vamos levar todas estas questões ao Chefe da Polícia Civil, Dr. Joaquim Francisco, e vamos pedir uma audiência pública na comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa”, enfatizou o presidente do Sindpol/MG, José Maria.