Com déficit de 19 mil vagas, sistema prisional mineiro será ampliado

Com déficit de 19 mil vagas, sistema prisional mineiro será ampliado

Com uma superlotação de 60%, o sistema prisional mineiro será ampliado até 2015. Atualmente, 50.640 detentos estão encarcerados nas 143 unidades que deveriam abrigar, no máximo, 31.529. Na última quarta-feira (19) foi lançada a segunda etapa de um projeto de humanização dos presídios, que prevê a construção de oito espaços.

As penitenciárias serão instaladas nos municípios de Ubá, Lavras, Pirapora, Machado, Iturama, Barbacena, Uberlândia e Pará de Minas – as duas últimas serão femininas. Serão criadas mais de 3 mil vagas. Editais para a contratação de empresas responsáveis pelas construções serão publicados nos próximos dias, segundo informou a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Cerca de R$ 144 milhões serão gastos. Os recursos são do governo de Minas e do Ministério da Justiça.

“Essa parceria é muito importante. O sistema penitenciário mineiro, assim como o brasileiro como um todo, enfrenta dificuldades. Temos necessidade de mais vagas e melhor estrutura”, disse o governador Antonio Anastasia. Segundo ele, em 2003, o Estado tinha 20 mil presos e, dez anos depois, são 60 mil.

Além disso, 6.600 vagas serão criadas para cursos profissionalizantes. A capacitação irá formar padeiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, marceneiros e pedreiros, dentre outras profissionais.