BH é cidade com mais queixas em site sobre criminalidade.

BH é cidade com mais queixas em site sobre criminalidade.

A população brasileira tem agora uma ferramenta online para registrar e compartilhar informações sobre crimes e saber quais são os bairros mais violentos de qualquer cidade do país. Criado há pouco mais de um mês, o site colaborativo Onde Fui Roubado já teve mais de 150 mil visualizações e permite ao usuário registrar casos de furto, assalto, sequestro-relâmpago, saidinha de banco e arrombamentos. Na tarde de ontem, Belo Horizonte aparecia como a cidade brasileira com o maior número de denúncias.

Até as 17h, os moradores da capital haviam registrado 334 crimes. A região Centro-Sul concentrava o maior número de casos, com 121 ocorrências – a maioria de assalto. Em seguida apareciam as regiões Nordeste, com 62, Pampulha, com 53, e Oeste, com 22.

O painel de estatísticas do site revela que a maioria das queixas da capital mineira é feita por homens (59%). O assalto à mão armada e o furto são os crimes mais relatados, correspondendo a 36% dos registros cada. Os arrombamentos representam 11%. Já o alvo dos bandidos são, principalmente, o celular, que aparece em 70% dos casos, seguido pelas carteira, 38%.

Outro dado revelado pela ferramenta é como os registros oficiais podem ser subnotificados: em 40% dos casos as vítimas não registraram boletim de ocorrência.


Origem. A rede social foi criada em 29 de junho, pelos estudantes do curso de ciência da computação da Universidade Federal da Bahia (UFB) Márcio Vicente Filho, 22, e Filipe Norton Barbosa Santos, 22, que é mineiro de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “Sempre quis criar um serviço virtual de interesse público e vi que na área de segurança pública não havia nada desse tipo”, explica Santos.

Até a tarde de ontem, Belo Horizonte era seguida por Salvador (BA), com 242 crimes registrados, Curitiba (PR), com 231, Florianópolis (SC), com 133, e São Paulo (SP), com 123. O Rio de Janeiro (RJ) teve 31 denúncias e Vitória (ES), 18.

 

Queixa serve como alerta

Uma das últimas denúncias registradas ontem foi a da assessora de projetos Cristiane Ribeiro Mendes, 22. Ela teve seu apartamento invadido na madrugada da última quarta-feira, na rua Tomé de Souza, na Savassi. Um homem escalou o muro do prédio e entrou pela janela, que estava aberta.

Após revirar a casa, fugiu levando a bolsa de Cristiane. “Denunciei para que outras pessoas vejam o que aconteceu comigo e para que fiquem em alerta”, disse a jovem. (LC)


Registro

* Alerta. A denúncia virtual não substitui o boletim de ocorrências policial. É preciso ir à delegacia fazer a queixa pessoalmente para que o caso seja investigado.

* Atraso. Em Minas, o boletim não é feito de maneira virtual, como já acontece em São Paulo.
Só é possível imprimir o documento pelo site www.sids.mg.gov.br.

* Falso. Os criadores do site fazem monitoramento para evitar denúncias falsas. Eles estimam que 90% das queixas sejam verdadeiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: O Tempo