SindpolMG se reúne para tratativas com Secretário de Governo, Gustavo Valadares.

10 de setembro de 2024

Na manhã desta segunda-feira (09/09), o SINDPOL/MG, representado pelo presidente Wemerson Oliveira, e os diretores, Vander Tavares (Assuntos do Interior), Breno Almeida (Mobilização) e Leonardo Dantas (Comunicação) foram recebidos pelo Secretário de Governo, Gustavo Valadares, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O principal objetivo e a preocupação levada pelo SINDPOL foi o impacto negativo para a categoria, resultado do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), firmado entre a União e Minas Gerais, através do governador Romeu Zema, da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que limitará o teto de gastos e levará ao congelamento dos salários dos servidores, das promoções e progressões, além do não pagamento do adicional trintenário e a suspensão da realização de concursos na Polícia Civil.
O SINDPOL questionou ao Secretário quanto ao projeto de promoções de consenso das entidades, que foi encaminhado para a chefia de polícia há mais de ano, e ainda não foi encaminhado para a ALMG, criando mecanismos para que as promoções aconteçam no tempo correto, e que os policias não precisem ajuizar ações judiciais para a garantia dos seus direitos, inclusive, no que diz respeito ao pagamento do retroativo. Foi cobrado em especial, a publicação das promoções dos investigadores de polícia, únicas em atraso na Polícia Civil.
O Secretário Gustavo Valadares, garantiu que o texto de consenso das entidades de classes, que foi reenviado à SEPLAG no último dia 28 de agosto pela chefia de polícia, será encaminhado para a Assembleia Legislativa até outubro, garantindo que se não for o texto de consenso, não terá o aval do Governo. Ele incumbiu à Sra. Elga Gonçalves de levantar a motivação da não publicação das promoções em atraso dos investigadores de polícia.
Outro assunto tratado, colocado na reunião como pauta prioritária, foi a necessidade urgente de rever a gestão administrativa da Escola Estatual Ordem e Progresso da Polícia Civil, com o corpo docente contratado através de concurso especifico, além da abertura de outras unidades. De acordo com o Secretário, o assunto será prioridade, solicitando no momento à Secretária Adjunta Mila Costa, uma reunião com o Secretário de Educação para as tratativas do tema, uma vez que já existe um projeto tratando da criação de outras unidades do Colégio Tiradentes na ALMG.
Foi colocado em pauta também, as preocupações com as mudanças necessárias na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, com a desburocratização da investigação e devido reconhecimento técnico-financeiro que o cargo requer, falta de efetivo, entre outros.
O SINDPOL permanece na luta em defesa da categoria, cobrando do Governo do Estado, ações para o reconhecimento e a valorização da categoria.