Sindpol/MG participa de ciclo de debates pela vida das mulheres

30 de março de 2017

O Sindpol/MG, através de sua diretora de assuntos da mulher, Margareth Dionísia, participou hoje (30/03), do Ciclo de Debates pela Vida das Mulheres, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante todo o mês de março, as deputadas estaduais, juntamente com entidades de classe e de direito das mulheres, fizeram palestras e eventos pontuais para falarem acerca do direito das mulheres, educação e enfrentamento do machismo.
As deputadas e convidadas palestraram sobre a importância das discussões relativas a gênero e do enfrentamento da cultura do machismo na educação, apresentação cultural, o enfrentamento do machismo institucionalizado para garantir a participação da mulher nas instâncias de poder e decisão, as garantias de direito feminino e diversos outros debates dentro dessa temática.

A deputada estadual Celise Laviola falou sobre a inserção da mulher na política, sendo que na própria ALMG, são 77 deputados, e desses, apenas seis são mulheres, e não é diferente nas demais Casas Legislativas no país.
Segundo a diretora de assuntos da mulher, do Sindpol/MG, Margareth Dionísia, é necessário que o machismo seja substituído pelo respeito, mostrando para a mulher que o lugar dela, é onde ela quiser, principalmente longe da violência e perto da vida. “Eu vejo que o enfrentamento à violência e ao machismo, é uma luta diária, e vem acontecendo ao longo dos anos. Precisamos de mais mulheres eleitas para democratizarmos a política brasileira, porque durante muitos tempo as mulheres foram excluídas, e hoje temos a alegria de vermos o empoderamento feminino”, afirmou.

Entre as palestrantes, estão a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes, que foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos entre outubro de 2015 e maio de 2016; e a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Iara Pires Viana.
O evento, que tem encerramento previsto para 21 horas de hoje, ainda vai contar com a apresentação da artista Dona Jandira. Confira a programação completa.

Para mais informações, clique aqui.