SINDPOL/MG abraça a causa da erradicação da violência e do extermínio de jovens.

SINDPOL/MG abraça a causa da erradicação da violência e do extermínio de jovens

Na manhã deste domingo (11), a direção do SINDPOL/MG e a equipe do programa Segurança e Cidadania participaram do primeiro pré-seminário da campanha de erradicação da violência e do extermínio de jovens, promovida pela Pastoral de Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte que aconteceu na cidade de Ribeirão das Neves, na “Cidade dos Meninos”.

Dezenas de jovens da região e de outras comunidades, durante o dia inteiro, discorreram sobre temas envolvendo a juventude, família, violência, drogas e Segurança Pública, tendo como meta e horizonte a consolidação de uma cultura de paz, em um pacto pela vida.

Estatísticas e estudos oficiais totalizam que mais de 180 mil pessoas são assassinadas anualmente em todo o Brasil, desta cifra, comum de países em guerra, a grande maioria é de jovens de 14 a 25 anos, do sexo masculino, negro, de origem humilde e de periferia. Autoridades do país e do mundo inteiro têm dedicado estudos e investimentos para a inversão desta curva, com políticas públicas específicas e mobilização social.

Autoridades locais, da Câmara Municipal, do Projeto fica vivo, Polícia Militar, Polícia Civil e lideranças do seguimento de juventude da Igreja Católica também participaram deste importante evento.

Outros pré-seminários estão agendados para as cidades de Betim e Contagem, cidades que, assim como Neves, ocupam o pódio da violência e da criminalidade envolvendo a juventude em Minas Gerais e no Brasil.

No dia 29 de abril acontecerá o grande seminário unificado em Belo Horizonte, projetando ainda mais esta campanha em todo o território nacional.

Conheça a agenda destes debates e participe!