Sindpol presente no segundo dia do XXIV Congresso Nacional da COBRAPOL

15 de setembro de 2023

Dia  (14), ocorreu o segundo dia do XXIV Congresso Nacional da COBRAPOL. Com o tema “A inserção do policial civil no ambiente político”, os congressistas debateram sobre a modernização das Polícias Civis, onde se tratou sobre o Provimento Único para a Carreira Policial.

A mesa de debates foi composta pelo Presidente da COBRAPOL, Adriano Bandeira, pela Presidente do SINCLAPOL-PR, Valquíria Gil Tisque, pelo Advogado Criminalista Roberto Darós, pelo Delegado Federal Flávio Freire e pela Diretora da COBRAPOL Márcia Bezerra.

Durante o período da manhã, o Delegado Sindical do SINCLAPOL-PR, Stanley Alves, foi eleito o Diretor de Integração Classista da COBRAPOL pela FEIPOL-SUL. Além disso, houve a prestação de contas da COBRAPOL, que foi aprovada pelos diretores da entidade.

Na parte da tarde, foi ministrado o Curso Permanente de Formação Política dos Policiais Civis por Laercio Menegaz Jr., membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Tesoureiro da Associação dos Profissionais de Marketing Político e especializado em Pesquisa e Marketing para empresas, associações, mandatos e eleições. Também, a faculdade Focus, durante o período vespertino, sorteou bolsas para o curso de pós-graduação de Docência em Armamento e Tiro.

Além disso, o segundo dia do congresso também contou com a participação remota do Ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Paulo Pimenta, o qual prestou apoio às causas dos Policiais Civis e reafirmou seu compromisso com a categoria.

O presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, destacou a importância da discussão sobre o tema do debate. “É um tema bastante relevante, que está presente na nossa Lei Orgânica Nacional. Com muita clareza, a Cobrapol vem trabalhando e estudando muito sobre a carreira única e o provimento único, como uma solução, modernização e real avanço e reconhecimento da meritocracia dentro da Polícia Civil”, destacou.

Ele afirmou que é necessário ampliar o debate e construir esse momento junto ao Congresso Nacional, de forma a ter uma carreira com especialização e formação para que os policiais possam chegar a um nível de gestão. “Isso diminui as diferenças e o abismo salarial entre os cargos da Polícia Civil e entrega de forma menos burocrática um serviço que a sociedade tanto espera”, ressaltou.

Após a mesa de debates, ocorreu a eleição complementar da diretoria da Cobrapol, de cargo vago da Feipol-Sul: foi eleito o diretor Stanley Alves, que também é delegado sindical do Sinclapol-PR. Além disso, houve a prestação de contas da Cobrapol, que foi aprovada pelos diretores da entidade.

Na parte da tarde, houve o Curso Permanente de Formação Política dos Policiais Civis com Laercio Menegaz Jr. Ele é membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos.

Durante o evento, foi exibido um vídeo do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em que afirma que acompanha as demandas atuais da Polícia Civil do país e que é um defensor da carreira única na instituição.

O Congresso Nacional da Cobrapol vai até amanhã (15) e está sendo transmitido pelo canal da entidade no Youtube.