Sindpol/MG tem fala pontual na Assembleia Legislatina na cobrança da Recomposição das Perdas Inflacionárias

11 de março de 2024

Na tarde dessa segunda-feira (11/03), o Sindpol/MG, na pessoa do Presidente Wemerson Oliveira, junto aos diretores Vander Tavares, Leonardo Dantas, Breno Paulo e o vice-presidente, Toninho Pipoco, participam, na Assembleia Legislativa, da Comissão de Segurança Pública, que tem como finalidade da audiência pública: Debater a divulgação do percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração dos servidores, nos termos do art. 1º da Lei nº 24.260, de 2022, e discutir seu cumprimento, para a qual sejam convidados os secretários de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda.

O presidente Wemerson Oliveira, em fala na Assembleia Legislativa, cobra do Governo do Estado uma resposta imediata para a categoria e adianta que o reajuste proposto pelo Estado de 3,64% não paga nem a passagem do policial civil para o trabalho.

“Eu fico muito satisfeito Sr. Luiz Otávio, quando você diz do esforço de Minas estar mais segura e do esforço de quem está na ponta. O Sr. Usou muito bem esta palavra e nós agradecemos. Mas o Sr. sabe o quanto é o salário de quem está na ponta? Com certeza o Sr. não sabe. É de R$ 5.097 reais.
Quando chega aqui o Governo do Estado, na pessoa do Deputado João Magalhães e fala que o governo irá encaminhar um Projeto de Lei concedendo 3,64% de Recomposição das Perdas Inflacionárias que não chega nem a perda inflacionária do ano anterior de 2023, o que não representa R$ 7 reais ao de recomposição desse policial é inaceitável. Sete reais ele não paga nem a passagem de ida para o trabalho.
Queremos um reajuste justo para os policiais. Nós estamos há sete anos sem recomposição, o que representa mais de 41%. Queremos um salário justo.
O governador não está fazendo nenhum favor para o servidor. Nós precisamos lembrar que o servidor paga 16% de previdência e 3,2% do Ipsemg, o que representa quase 20% do salário dele ao mês. Quando ele for aposentar será no teto da previdência. Precisamos pensar isso.
O governo aumentou o salário dele quase 300% e automaticamente aumentou também o da cúpula das polícias, mas a base não, a base nós estamos recebendo migalhas.
A sociedade precisa saber o que está acontecendo e vai um recado ao governador Romeu Zema: nós estamos há quase seis anos tentando dialogar com este governo e não conseguimos. O Sr. fala que tem canal aberto de diálogo e isso é uma inverdade. O Sr. manda representantes aqui para falar conosco.
Então, queremos falar que o governador mente para a população. Até quando vamos aceitar isso?
Quero deixar claro e convoco a todos os policias para lotarmos as próximas manifestações. Se o governo não sentar com a gente para conversar, Minas Gerais vai parar. Vamos programar uma paralização de pelo menos 24 horas. Conclamo a todos para que compareçam. Não vamos aceitar 3,64%.