Sindpol/MG repudia coletiva de imprensa do Governo de Minas

11 de março de 2022
Foto: Reprodução / YouTube

O Sindpol/MG assistiu com indignação, assim como os demais policiais civis, à coletiva de imprensa do Governo de Minas, na manhã desta sexta-feira (11), que informou que dará apenas os 10,06% de recomposição das perdas inflacionárias, retroativos a janeiro e, as quatro parcelas do auxílio vestimenta, com primeira parcela 30 dias após sanção da lei, projeto já enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Mais uma vez o governador Romeu Zema tenta enganar os servidores públicos e a sociedade, pois ele mesmo reconheceu, em 2019, quando acordou e enviou o projeto de lei à ALMG, com a nossa recomposição de perdas inflacionárias, sendo 13% em 2020, 12% em 2021 e 12% em 2022, vetando as últimas duas. Infelizmente, Zema não é um homem de palavra, este abono fardamento/vestimenta pode ser retirado a qualquer momento, por isso policiais civis, não caiam nessa falácia, ou vocês já se esqueceram do abono produtividade? Ele nem existe mais. Lembrando que aqueles policiais que trabalharam por 30, 40 anos ou mais, e hoje estão aposentados, também merecem a justa recomposição das perdas inflacionárias, pois é neste momento de suas vidas, onde começam a desenvolver doenças psicossociais, laborais, é que eles mais necessitam ter um salário digno para se manterem e cuidarem de suas famílias e saúde. Não podemos esquecer que os policiais da ativa hoje, serão os aposentados de amanhã.

A respeito da fala do Chefe de Polícia, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva, sobre os policiais civis estarem trabalhando na estrita legalidade, chamando de greve branca e que isso está fora da lei. Fora da lei é policial civil trabalhar em péssimas condições de trabalho e locais insalubres, fora da lei é policial civil fazer vaquinha para comprar folha de papel A4 para imprimir Reds, fora da lei é policial civil fazer vaquinha para abastecer com gasolina viaturas, fora da lei é policial civil usar equipamento pessoal para realizar o seu trabalho, fora da lei é um policial civil ir para operação com colete balístico e munições vencidas, sendo que tudo citado é obrigação do Estado de fornecer. Quem não está cumprindo a Lei é o Estado, passou da hora de trabalharmos na estrita legalidade, para a sociedade ver o que os policiais civis passam diariamente.

O Sindpol/MG repudia veementemente a coletiva de imprensa desta manhã, esperamos uma negociação justa e verdadeira com as Forças de Segurança Pública.

Reunião das Forças de Segurança Pública

As entidades de classe que representam a Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militar, Polícia Penal e Agentes Socioeducativos) e os deputados estadual Sargento Rodrigues e federal Subtenente Gonzaga, se reuniram na tarde desta sexta-feira (11), na sede da Aspra, e todos repudiaram veementemente a coletiva do governador, Romeu Zema, em que demonstrou, mais uma vez, arrogância, falta de respeito, pois não houve e não há diálogo com as entidades de classe do conjunto das Forças de Segurança Pública. Isso ficou demonstrado, mais uma vez, nessa coletiva, pois ele chamou a imprensa para informar, o que ele decidiu unilateralmente.

Ficou deliberado, pelas entidades de classes, a manutenção da estrita legalidade nos trabalhos policiais em todo o Estado, e que novas ações estratégicas, serão anunciadas em breve.