Sindpol/MG realiza visita de inspeção técnica na Delegacia de Polícia Civil de Itaúna

30 de julho de 2024

O Sindpol/MG, esteve também na tarde desta terça-feira (30/07), na Delegacia de Polícia Civil de Itaúna. O Presidente Wemerson Oliveira, junto aos diretores Vander Tavares e Leonardo Dantas, recebidos na ocasião pelo Subinspetor André Leite e pelos Delegados de Polícia, Dr. João Marcos e Dra. Marília Wenceslau, explanaram o trabalho do Sindpol em prol da categoria, entregaram a cartilha da estrita legalidade aos colegas, reforçando o movimento, e também explicaram os trâmites dos projetos de lei que estão sendo discutidos no legislativo referente ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o IPSEMG, que dispõem sobre a prestação de assistência à saúde, evidenciando os impactos negativos. Outros tópicos foram discutidos como: plantão digital, unificação dos cargos de investigador e escrivão ( novo cargo oficial e investigador de polícia), desburocratização da investigação criminal e valorização financeira do novo cargo, promoção de carreira, supremacia de força na condução de preso, lei orgânica nacional como um todo, entre outros.

No decorrer da visita, o Sindpol detectou que existe um déficit de efetivos para atender as demandas necessárias da região. São uma média de 55% de servidores/colaboradores cedidos pela Prefeitura, contratados pela Associação de Segurança Pública.

No total de 20 investigadores lotados na delegacia, três ficam à disposição do DETRAN, um à disposição do trabalho administrativo, quatro no plantão e sobram apenas 12 policiais para cuidarem da investigação criminal das cidades de Itaúna e Itatiaiuçu. Áreas importantes como crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio, crimes de tóxicos entorpecentes e crime de proteção à família e idoso ( delegacia de mulheres). Ou seja, o número de policiais é insuficiente para atender toda a população e realizar com prontidão os atendimentos .

O Sindpol tem acompanhado de perto e levado os problemas ao conhecimento do Governo do Estado. Nosso intuito é trabalharmos dia a dia para mudarmos esta realidade. O Sindicato está de portas abertas para ouvir os policiais civis do Estado.