Sindpol/MG realiza visita de inspeção técnica na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Divinópolis

30 de julho de 2024

Na manhã desta terça-feira (30/07), o Sindpol/MG, representado pelo Presidente Wemerson Oliveira, o Diretor de Assuntos do Interior, Vander Tavares e o Diretor de Comunicação, Leonardo Dantas, estiveram na 1° Delegacia Regional de Polícia Civil de Divinópolis/ 7° Departamento da Polícia Civil, para reforçar o papel do sindicato, as ações que vem sendo desenvolvidas em benefício da categoria e explicar todo o acompanhamento e defesa junto ao poder público. A equipe foi recebida pelo Inspetor da Polícia Civil, responsável pela regional, Paulo Santos. No bate papo, o Presidente Wemerson Oliveira, esclareceu várias questões, como por exemplo, os problemas enfrentados pelo Sindpol, que já estão sendo sanados na gestão atual. Foi explicado aos policiais a tramitação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa referente ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Projeto de Lei IPSEMG, que dispõem sobre a prestação de assistência à saúde, unificação dos cargos, lei orgânica nacional, análise dos vetos, paridade e integralidade, Adicional de Desempenho (ADE) entre outros assuntos de extrema importância para a carreira Polícia Civil de Minas Gerais.

Os diretores entregaram a cartilha da estrita legalidade e reforçaram a importância de realizar o trabalho de acordo com as condições que o Governo de Estado oferece, como forma de manter as cobranças e mostrar para a população que falta apoio e condições dignas por parte do chefe do executivo para realização do trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais. Foram ouvidas todas as demandas da delegacia, entre elas, a falta de efetivos suficientes para realização do trabalho diário. Foi detectado a dificuldade de manter em sua custódia e transferência dos menores infratores que são encaminhamos para a regional, advindos do plantão digital e até mesmo das prisões e acautelamento dos próprios policiais da região. Falta estrutura para mantê-los e quando transferidos, são conduzidos por um policial civil para os Centros Sócio Educativos de outras cidades, como, Araxá, Uberaba, Juiz de Fora, Belo Horizonte ou Sete Lagoas, transcorrendo em grande distância. Muitas vezes essas transferências são realizadas de forma inadequadas, no período da noite.
O prazo tolerável para a estada deles nas delegacias, de acordo com o Ministério Público, é de no máximo cinco dias.

É dever do Estado disponibilizar vagas para que os adolescentes em conflito com a lei cumpram a medida socioeducativa em estabelecimento adequado. Ao final, foi discutido os próximos passos e ações futuras que serão realizadas em cobrança de melhorias ao Governo do Estado. Além disso, o Sindpol reforçou a importância da filiação e participação de todos junto ao sindicato para o fortalecendo da categoria e deixado o Sindpol à disposição de todos para quaisquer solicitações e esclarecimentos.