Sindpol/MG realiza inspeção sindical no Instituto Médico Legal de BH

6 de janeiro de 2023

O Sindpol/MG após denúncias de policiais civis e a veiculação na imprensa sobre local insalubre de trabalho dos servidores, realizou, na tarde desta sexta-feira (06), inspeção sindical no Instituto Médico Legal (IML), de Belo Horizonte.

Chegando ao local o diretor de mobilização e formação sindical, Breno Almeida e o diretor de assuntos do interior, Vander Tavares, foram recepcionados pelo Inspetor de Polícia, Valério Luiz Januário; pelas médicas legistas, Adriana Zatti e Naray Jesimar e pelo Inspetor Geral dos Investigadores, Breno Nepomuceno, que se colocaram à disposição do sindicato, permitiram que entrassem e fotografassem toda a unidade. Além de explicarem que o local está em obras, com previsão de conclusão em maio deste ano, mas o necrotério tem previsão de ficar pronto em março.

Segundo as representantes da PCMG, a obra custou em torno de R$ 15 milhões e foi possível através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a Vale, sobre o caso de Brumadinho. O prédio do IML é da década de 70 e, somente agora, de fato ele está passando por reforma, além da compra de equipamentos de ponta que ajudará nos trabalhos.

Os dirigentes sindicais percorreram a unidade e não constataram irregularidades, no necrotério, inclusive foi informado que o piso sempre fica molhado justamente por ser higienizado o tempo todo. Há tambores próprios onde as roupas são colocadas, assim como os descartes de detritos, para que os mesmos sejam enviados para tratamento e incinerados.

De acordo com o diretor de assuntos do interior, Inspetor de Polícia Vander Tavares, o IML nunca passou por uma reforma deste porte. “Nestes meus 32 anos na Polícia Civil nunca vi uma obra dessa magnitude no IML. Nesses longos anos da minha carreira sempre percebi a necessidade de várias obras, porém eram realizadas somente pequenas intervenções. Nessa visita percebi uma enorme transformação, com uma estrutura renovada e vários equipamentos de ponta. Esta gestão do Sindpol/MG já vinha cobrando uma reforma no IML”, afirmou.

O diretor de mobilização e formação sindical, Inspetor de Polícia Breno Almeida, destacou que as obras, embora estejam trazendo transtornos temporários, quando finalizadas, representará significativas melhorias nas condições de trabalho dos servidores daquela unidade. “Além das melhorias nas condições de trabalho, vai aumentar a capacidade técnica e operacional do IML, elevando assim o nome e o prestígio da Polícia Civil de Minas Gerais junto à sociedade mineira”, pontuou.

O Sindpol/MG destaca, conforme já citado, que até mesmo antes deste TAC, já vinha cobrando melhorias nas condições de trabalho dos servidores e reformas no IML. O sindicato continuará acompanhando esta reforma até a mesma ser finalizada.