Sindpol/MG parabeniza os nomeados pelo concurso público da PCMG 2021

18 de julho de 2022
Foto: Divulgação/PCMG

No último sábado (16), foi publicado pelo Diário Oficial Eletrônico do Estado de Minas Gerais (DOE), a lista dos candidatos nomeados para exercer os cargos da Polícia Civil de Minas Gerais, sendo eles: 30 investigadores, 397 escrivães, 123 peritos, 46 médicos legistas e 62 delegados substitutos. A nomeação é referente ao certame realizado em dezembro de 2021.

Apesar da celebração, o número de convocados ainda é pouco para suprir a necessidade da instituição que carece de policiais civis, o que tem acarretado falhas na investigação e implantação de um sistema de Plantão Digital, que afasta os policiais civis do contato direto com a investigação criminal, tudo isso em função do baixo efetivo.

Recentemente, no dia 05 de julho, a Comissão de Segurança Pública da ALMG indagou o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, dr. Joaquim Francisco Neto, com relação ao baixo efetivo de policiais civis, revelando um déficit de, em média, 50% no cargo de Investigador de Polícia, totalizando 6.317 cargos ocupados, sendo 11.301 cargos previstos (LOPC 129/2013), enquanto que, na lei orgânica da PCMG de 10 anos atrás, era previsto 17.517 servidores para todas as carreiras.

Para o presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, é urgente a convocação dos 176 excedentes do concurso de Investigador de Polícia e dos demais aprovados para a nova fase do certame: “Lamentável a nomeação de apenas 30 investigadores para uma categoria que passa por uma sobrecarga absurda. A queda de ocupação de cargos é de quase 50% e estamos há 7 anos sem concurso para o cargo de investigador. Existe uma vacância de quase 5.000 efetivos e estes números só provam o descaso do governador Romeu Zema com a segurança pública, sem contar que temos, hoje, cerca de mil policiais aptos a aposentadoria que estão preferindo sair, neste momento, devido à retirada dos direitos pela reforma da previdência feita, pelo do atual governo, bem como o fato de várias tentativas do governo do Estado à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que vai congelar os salários, promoções e progressões dos servidores pelos próximos 9 anos.”.

“Com a redução do efetivo pela metade, podemos concluir que o risco enfrentado pelos policiais dobra, considerando o aumento da população e o crescimento do índice de criminalidade. Estamos falando do risco de vida dos policiais civis que já apresentam um alto índice de morte em serviço e a taxa de suicídios crescente. Isso afeta diretamente a segurança da população mineira.”, conclui Wemerson.

O Sindpol/MG parabeniza os contemplados e deseja boas-vindas a instituição!

Veja a lista com os nomes: Atos do Governador DOF 16-07-2022