SINDPOL

Notícia

Sindpol/MG no 3º Encontro com a Procuradoria da Mulher-2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Sindpol/MG no 3º Encontro com a Procuradoria da Mulher-2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

No Dia Estadual do Feminicídio, marcado na data de hoje (23), a diretora do Sindpol/MG, Vânia Corrêa, participou na tarde dessa quarta-feira, do 3 Encontro com a Procuradoria da Mulher-2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

As palestras tiveram como temas o Feminicídio e Estelionato. Uma das violências de gênero discutidas no encontro foi o crime de Stalking, previsto no Art.147-A:

Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.

Dentre os temas, foi também explicado sobre o estelionatário sentimental, isso acontece porque a vítima está exposta a uma falsa percepção da realidade, acreditando que aquele relacionamento é verdadeiro e que seu afeto é correspondido.

Assim estabelece a Lei Maria da Penha
“Toda mulher goza dos direitos fundamentais à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.”
Assim estabelece a Lei Maria da Penha, no artigo 2º.

A função da Procuradoria da Mulher, representadas pelas Deputadas, Delegadas Ione e Sheila, tem como objetivo atuar na promoção de políticas públicas e de ações educativas para mulheres, atendendo demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher.

Participaram do encontro, Isabel Araújo Rodrigues – Presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica da Ordem dos Advogados do Brasil, falando sobre o tema “Filhos do Feminicídio”.

Karine Tassara – Delegada titular da Casa da Mulher Mineira; palestrando sobre os temas Stalking e estelionato sentimental praticado por meio de plataformas digitais.

O que fazer em caso de emergência?
* Ligue 190 – Polícia Militar de Minas Gerais
* Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
É um serviço de utilidade pública de emergência. De abrangência nacional, pode ser acessado gratuitamente, 24 horas por dia
* Ligue 197 – Polícia Civil de Minas Gerais.

Você também pode se dirigir à unidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) mais próxima. Em Belo Horizonte, a Deam atende em escala de plantão 24 horas. Se não houver Deam na sua cidade, vá a delegacia da Polícia Civil. Consulte as unidades.

No site da PCMG pode ser encontrada uma cartilha de como proceder nesses casos.

Autor do post

Cargo não definido

Não há biografia disponível para este autor.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!