Sindpol/MG marca presença no XXIII Congresso Nacional da Cobrapol

14 de dezembro de 2022

Evento realizado em Aracaju reuniu dirigentes sindicais da Polícia Civil de todo o Brasil para debates sobre ações voltadas para a luta por direitos, em nível nacional, além de ter proporcionado curso e palestras que enriqueceram os participantes.

O presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira e o diretor executivo suplementar e de pesquisas jurídicas do Estado de Minas Gerais pela Cobrapol, Mateus Rocha participaram, representando a entidade, de 6 a 10/12, do XXIII Congresso Nacional da Cobrapol, que aconteceu em Aracaju/SE. O tema foi “Processo Legislativo e a Garantia de Direitos da Categoria Policial Civil”.

Um curso e diversas palestras foram realizados com a finalidade de fortalecer, ainda mais, a luta sindical em âmbito da Polícia Civil.

Segundo o presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, é de grande importância um curso de processo legislativo. “Precisamos, enquanto dirigentes sindicais, de termos um conhecimento mais profundo sobre o processo legislativo, para que possamos exercer nossa representatividade de forma mais efetiva junto aos parlamentares, inclusive com a apresentação de emendas, em projetos, em prol da categoria”, afirmou Wemerson. O curso foi ministrado pelo experiente professor Nivaldo Adão Ferreira Júnior.

Palestrantes renomados enriqueceram o evento, como o professor Roberto Darós, que palestrou com o tema Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: a Reestruturação e Modernização da Atividade Policial Brasileira para o Século XXI. “Explanar com temas relevantes para nossa categoria é de suma importância, como o professor Roberto Darós. Destaco também a palestra de Antônio Neto, que trouxe a importância da união de todos com objetivos bem definidos”, ressaltou o presidente do Sindpol/MG.

Outro tema de grande importância para a nossa categoria é os desafios das mulheres na Segurança Pública. O congresso reservou uma tarde com debates, especialmente, realizados pelas mulheres participantes. Aline Risi, assessora do Sindpol foi palestrante e representou Minas Gerais na ocasião. “As entidades sindicais também precisam participar mais na luta por direitos específicos das mulheres. Para isso, o Sindpol/MG tem a sua diretoria da mulher, representada pela investigadora Vania. E pretendemos avançar mais”, disse Oliveira.

No último dia de palestra, os policiais presentes e demais convidados puderam debater sobre a necessidade de representação política de policiais civis classistas, pois são necessários o fortalecimento e a valorização da base. “Investigação criminal é coisa séria e precisamos de valorização”, finalizou Wemerson. Por fim, a reunião da diretoria deliberou que é contra a aprovação de projetos, como a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, no Congresso Nacional, sem o diálogo com as categorias, uma vez que está se cogitando, no apagar das luzes da atual gestão federal, coloca-los em votação.

Torneio de tiro

Durante o Congresso da Cobrapol também aconteceu I Torneio Esportivo Outdoor da entidade, que contou com a participação de competidores, policiais civis, de todas as regiões do país.

O Sindpol/MG parabeniza a Cobrapol pelo Congresso, o empenho nas pautas nacionais e o apoio nas pautas estaduais.