O Sindpol/MG, representado pelo Diretor de Comunicação, Leonardo Dantas, esteve presente na Comissão de Segurança Pública na tarde dessa segunda-feira (09/12), que teve como objetivo debater políticas públicas destinadas ao enfrentamento dos crimes de pedofilia.
Foram abordados os desafios à proteção das crianças e dos adolescentes e a prisão do ex-padre Bernardino Batista dos Santos, detido em Juatuba (Região Metropolitana de Belo Horizonte), sob acusações de abusos sexuais e liberado um mês depois.
No requerimento, os parlamentares justificam a importância da audiência “como espaço fundamental de diálogo para compreender e enfrentar as realidades devastadoras que muitas crianças e adolescentes ainda enfrentam no País.
Além da necessidade de uma legislação mais firme, empática e eficaz para proteger crianças e adolescentes, foi discutido a derrubada do veto do Cadastro Nacional de Pedófilos”. A audiência quer garantir também que mais casos não ocorram e que, quando ocorram, sejam enfrentados com agilidade, justiça e acolhimento às vítimas.
A discussão sobre a pedofilia é de extrema importância, pois envolve a proteção de direitos fundamentais das crianças e adolescentes, além de estar diretamente relacionada ao papel da Polícia Civil na investigação, repressão e prevenção desses crimes.
A proteção infantil está no cerne do trabalho dos policiais civis, especialmente em casos de abuso sexual. O sindicato tem uma responsabilidade importante na mobilização e sensibilização para o combate à pedofilia. Vamos juntos levantar esta bandeira contra este crime e proteger as nossas crianças.