A diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol/MG) se reuniu e decidiu pela realização de uma grande manifestação da Polícia Civil em Minas Gerais. O ato acontecerá no dia 28 de outubro, às 9h30, na Praça da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.
A decisão vem diante do cenário de desvalorização e abandono da categoria pelo governo de Romeu Zema. Atualmente, os policiais civis mineiros recebem o 4º pior salário do Brasil e enfrentam o pior desenvolvimento de carreira entre todas as forças de segurança pública. Investigadores e escrivães ganham menos que praças da Polícia Militar e policiais penais, mesmo sendo responsáveis por investigações complexas e prisões de líderes de facções criminosas.
Além disso, o déficit de efetivo é alarmante, obrigando servidores a acumularem funções e trabalharem em delegacias sucateadas, sem viaturas abastecidas e sem condições mínimas de estrutura. A sobrecarga tem levado ao adoecimento físico e mental de policiais em todo o estado.
Outro ponto revoltante é a disparidade de tratamento em relação às demais forças de segurança: enquanto militares contam com 30 colégios Tiradentes — com mais quatro já aprovados — a Polícia Civil possui apenas uma escola, em Belo Horizonte, que sequer atende a todos os filhos dos servidores da capital. Para agravar, os policiais civis contribuem com 17% de previdência e saúde, enquanto militares pagam apenas 8%.
Enquanto a categoria sofre, o governador Romeu Zema, que prometeu recomposição salarial, deu calote nos servidores da segurança pública e aumentou o próprio salário em quase 300%, além de divulgar vídeos falsos para a população, tentando mascarar a realidade e se projetar como candidato à presidência da República.
Diante desse cenário, o Sindpol/MG conclama todos os policiais civis de Minas Gerais:
📅 28 de outubro
🕤 9h30
📍 Praça da Assembleia Legislativa – Belo Horizonte
É a hora de mostrar indignação, união e força! A manifestação é um chamado por reestruturação, valorização, respeito, dignidade e recomposição salarial já!