Sindpol/MG acompanha o ocorrido na casa do policial civil em Venda Nova

15 de outubro de 2024

No início da tarde dessa terça-feira (15/10), nos deparamos com esta notícia triste, onde um policial civil ateou fogo na sua própria casa, em Venda Nova, apresentando indícios de surto psicótico. Além disso, ele atentou contra a própria vida, disparando um tiro na região do abdômen.

O Sindpol/MG está no local acompanhando e prestando apoio aos familiares. O policial foi conduzido para o hospital e se encontra fora de risco de morte. Novamente, podemos perceber a fragilidade da saúde mental dos policiais civis e como os policiais estão doentes, sem qualquer apoio psicológico por parte do Governo do Estado.

Nós, do Sindpol/MG estamos alertando para números cada vez mais altos de autoextermínio, infelizmente, uma realidade cada vez mais presente dentro da instituição Polícia Civil.

O número de suicídios registrados entre Policiais Civis no Estado no Brasil aumentou 61,5% entre 2021 e 2022, quando o total de casos saltou de 13 para 21, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. O estresse é um fator que impacta diretamente a saúde mental dos policiais. Outros fatores de estresse são a sobrecarga de trabalho, com horários de folga reduzidos, déficit de efetivos e salários baixos.

Só no ano de 2023 foram nove suicídios de policiais. Há tempos estamos tentando dialogar com o Governo do Estado, inclusive com sugestões, na expectativa de sanar os sérios problemas enfrentados pela Polícia Civil, entre eles, o adoecimento mental dos policiais. Situação gravíssima, que requer tratamento e prevenção urgente.

O Sindpol luta diariamente por uma instituição valorizada e pela busca do apoio psicológico para os policiais, que estão nas ruas, mesmo com baixos salários, em defesa da sociedade e exercendo o trabalho da investigação criminal.

Vamos cobrar, novamente, uma resposta do Governo do Estado, em busca de sanarmos esta situação dentro da nossa instituição.

Confira a matéria completa na íntegra: https://www.itatiaia.com.br/cidades/2024/10/15/policial-civil-em-surto-coloca-fogo-na-propria-casa-em-venda-nova-em-bh