Sindicato em ação em defesa do Policial Civil: Direção do SINDPOL/MG notifica Autoridade Policial e impede participação de Policiais Civis em operação de risco por falta de equipamento de proteção individual.

Na madrugada desta sexta-feira o Presidente do SINDPOL/MG Denílson Martins e o Vice-Presidente Antônio Marcos Pereira notificaram o titular da Delegacia Regional de Santa Luzia, requerendo do mesmo o cumprimento da legislação vigente que proíbe que Policiais participem de operações de risco sem os devidos equipamentos de proteção individual (armas, munições, algemas e coletes balísticos com prazo de validade). Na véspera da operação a Direção do SINDPOL/MG já havia recebido reclamações da categoria de que não havia coletes balístico, armamento e demais utensílios em quantidade suficiente para realização das referidas operações. A direção do sindicato constatou os fatos alegados e indagou da Administração local o porquê de tal situação, haja vista membros da equipe de Santa Luzia já haviam se envolvido em sinistros inclusive de tentativa de homicídio grave que só ocorreram pela falta do equipamento de proteção como é o caso do Inspetor Abreu que foi alvejado no peito por marginais quando este pilotava uma viatura caracterizada e foi reconhecido. Naquela ocasião o Inspetor não portava colete balístico.

Diante da notificação do Sindicato de forma responsável e republicana, não tendo os equipamentos necessários na forma da lei 18015/09 o Delegado Regional Dr. Cristian excluiu os Policiais Civis da participação na referida operação que foi realizada exclusivamente por Policiais Militares que se encontravam aptos e com os necessários equipamentos de proteção individual de seus operadores. Os Policiais Civis se mantiveram em suas unidades no aguardo do cumprimento dos mandados e posterior medidas persecutórias

Veja a notificação enviada à autoridade Policial

Veja a cobertura feita pela imprensa

Sindicato quer impedir operações da Polícia Civil por falta de coletes à prova de balas