Seja bem-vindo Janeiro Branco

3 de janeiro de 2024

Começamos o ano de 2024 trazendo um tema de muita relevância, não só para os policiais civis, mas para a população como um todo. Estamos em um mês importante – o “Janeiro Branco” que faz alusão e chama a atenção para a saúde mental.

A campanha alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, transtornos que acabam afetando as pessoas, impossibilitando-as de exercerem temporariamente ou permanentemente suas funções laborais.

No âmbito do servidor policial civil, o tema é de extrema preocupação pelo Sindpol/MG, que abraça essa campanha, e vem debatendo o assunto em âmbito estadual, cobrando e reivindicando do governo do Estado mais psicólogos para a Polícia Civil e melhores condições de trabalho e valorização para os policiais civis, mostrando que o adoecimento mental dos policiais compromete os serviços prestados à população.

O presidente Wemerson Oliveira reforça que só no ano de 2023 foram oito suicídios de policiais civis em Minas Gerais. “Precisamos urgentemente de apoio psicológico dentro da nossa instituição. Por exemplo, no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, sabemos que existem apenas três psicólogos para realizar perícias em vítimas de violência sexual, um serviço que é essencial para as investigações desses crimes. No hospital da Polícia Civil (HPC), 11 psicólogos são responsáveis pelo atendimento de mais de 11 mil servidores. Número discrepante”, salienta o presidente Wemerson Oliveira.

Por isso, vamos juntos, fomentar o tema, não só no decorrer do mês de janeiro, mas durante o ano de 2024 e continuamente, para que consigamos amenizar os impactos dentro da nossa Polícia Civil, prezando por um ambiente de trabalho harmônico, respeitoso, com melhores condições psicológicas e emocionais, prezando pela vida dos policiais civis e demais servidores.

Para isso, o SINDPOL/MG conta com as parcerias de clínicas de atendimento psicológico para os seus filiados e seus dependentes.

Conheça nossos convênios e descontos exclusivos acessando: https://sindpolmg.org.br/   ou entre em contato através do nosso telefone de contato: (31) 2108-9898