Segurança Pública realiza a quarta manifestação pelo pagamento da recomposição das perdas inflacionárias e contra o RRF

21 de março de 2022

O Sindpol/MG e demais entidades de classe das Forças de Segurança Pública de Minas Gerais, realizaram, nesta segunda-feira (21), uma mega manifestação, na Cidade Administrativa, para que o governador Romeu Zema cumpra com o pagamento da recomposição das perdas inflacionárias, prometido aos servidores da segurança pública em 2019, por Projeto de Lei posteriormente vetado por ele mesmo. Além disso, o movimento é contrário ao projeto de Regime de Recuperação Fiscal que o governo deseja implantar no Estado, congelando quaisquer investimentos a todo o funcionalismo público, por 9 anos.

Este já é o quarto movimento de peso das categorias das Polícias Civil, Militar, Penal e Bombeiro Militar, Agentes Socioeducativos e Administrativos das Forças de Segurança Pública, que esperam do Governo um projeto de recomposição das duas parcelas não pagas, que somam mais de 24% de perdas inflacionárias.

Em resposta aos movimentos anteriores, Zema propôs o pagamento de 10,06% de recomposição para todos os servidores públicos e quatro parcelas do auxílio vestimenta, proposta rejeitada por unanimidade pelos policiais.

O presidente do Sindpol/MG, José Maria de Paula “Cachimbinho”, informou que o sindicato está fazendo uma campanha de vistoria das delegacias sucateadas. “Estamos dispostos a receber denúncias das delegacias que apresentem problemas estruturais e administrativos, para que a diretoria faça inspeções sindicais em todo o interior de Minas, pois o Sindpol/MG está aqui para atender você, policial civil”, afirmou José Maria.

O assessor do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, reforça a Estrita Legalidade: “A estrita legalidade é uma medida de trabalho em busca da dignidade do policial e de sua família, isto não só pela recomposição das perdas inflacionárias. Vamos juntos, unidos, manter a Estrita Legalidade, pois é pra frente que a gente anda. Não vamos recuar não, vamos seguir em frente sem deixar ninguém pra trás”, disse Wemerson Oliveira.

A manifestação durou mais de seis horas. Ao final, foi feita uma votação com os manifestantes presentes, que deliberaram por uma vigília, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a votação, em 2° turno, do Projeto de Lei, enviado pelo Executivo, que propõe 10,06% de recomposição das perdas inflacionárias a todos os servidores públicos. É importante esse movimento, durante a votação em 2° turno, pois é neste momento que as emendas parlamentares serão votadas. O projeto está tramitando na ALMG, quando entrar na pauta de votação, para 2º turno, as entidades de classe da Segurança Pública avisará a todos.

Ficou decidido, também, manifestações e demais ações de protestos, coordenadas entre todas as Instituições e Corporações, em unidades policiais. A Estrita Legalidade será mantida.
O sucesso de nossas ações depende de cada um de nós!