Segurança Pública de Minas Gerais prepara protesto unificado pela Recomposição das Perdas Inflacionárias

27 de março de 2024

Ato irá acontecer nas portas das unidades de todo o Estado

No dia 1º de abril, segunda-feira, a partir das 14:h00, a Segurança Pública de Minas Gerais, realizará um ato unificado, em protesto ao Governo de Minas, pelo pagamento da recomposição das perdas inflacionárias, que já atinge um percentual de 41,6%, equivalente há sete anos. No dia considerado da mentira, primeiro de abril, batizado pelos servidores como “Dia do Calote do Governo Romeu Zema (Zenóquio)” o protesto pacífico e ordeiro, será realizado na porta das unidades de Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, sistema Prisional e Socioeducativo, com faixas e com nariz de palhaço. No mesmo horário, às 14:h00 do dia 1º, estará acontecendo na Assembleia Legislativa uma audiência pública, com a presença de representantes do governo, para cobrarmos uma resposta sobre o pagamento da recomposição das perdas inflacionárias.

O Sindpol/MG, junto a todas as entidades de classes e ao Deputado Estadual Sargento Rodrigues, segue na luta pela recomposição salarial dos servidores da segurança. Para o presidente do Sindpol/MG e Feipol-Sudeste, Wemerson Oliveira, o descaso do Governador Romeu Zema já ultrapassou todos os limites. “A Segurança Pública vai parar! É importante que todos servidores participem do ato unificado nas portas das unidades e levem familiares e amigos para mostrarmos a nossa indignação.  Queremos uma resposta imediata do governador, que se quer sentou com a categoria para conversar. Adianto que o reajuste proposto pelo Estado de 3,64% não paga nem a passagem do policial civil para o trabalho”, pontua o presidente.

De acordo com representantes do governo, na última audiência pública na Assembleia Legislativa, será encaminhado para a casa um Projeto de Lei concedendo 3,64% de recomposição das perdas inflacionárias. “Isso não chega nem a perda inflacionária do ano anterior de 2023. Não representa R$ 7 reais ao dia no salário do policial. É inaceitável. Este direito é nosso e está garantido em lei”, diz Oliveira.

Ele ponderou também o déficit de quase 50% no quadro de policiais, principalmente dos Investigadores de Polícia, reforçando que a Polícia Civil tem o 5º pior salário do país. “Peço que todos participem do movimento unificado de segunda-feira, às 14:h00. Vamos cruzar os braços na porta das delegacias e demais unidades, usando nariz de palhaço. Peço também a categoria que compareçam sempre em todos os chamamentos do Sindpol”, finaliza Wemerson Oliveira.

Manifesto:

Data: 1º de abril

Horário: 14:h00

Local: 📍 porta de todas as unidades de Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional e Socioeducativo.

Audiência Pública:

Data: 1º de abril