Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais lideram manifestações pelo país.

Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais lideram manifestações pelo país

Quarenta e um municípios mineiros participaram ou pretendem participar das manifestações que tomaram conta das ruas do país com uma série de reivindicações. Foram 190 mil manifestantes em Minas Gerais, o que equivale a 0,96% da população total do Estado.

Em 438 cidades brasileiras ocorreram protestos, reunindo quase 2 milhões de pessoas, ou 0,99% do número de habitantes. O maior percentual concentrou-se na região Sudeste, mostra pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os dados podem ser maiores, pois o levantamento encerrado na sexta-feira não contém dados do final de semana.

Minas ocupa a terceira posição em número de manifestantes nas ruas. O Estado com mais protestos é o Rio de Janeiro: 349 mil cariocas decidiram ir às ruas para pedir o fim da corrupção e melhorias no transporte público, saúde e educação. Os paulistas posicionam-se em segundo lugar, com 294 mil manifestantes. Protestos violentos ocorreram em capitais dos três Estados.

No Rio, a semana foi marcada pela violência de grupos isolados que se infiltraram nas manifestações. O mesmo ocorreu em São Paulo e em Belo Horizonte.

A capital mineira espera amanhã mais protestos nas ruas, pois recebe um dos jogos das semifinais da Copa das Confederações. Brasil e Uruguai se enfrentam no Mineirão, possível rota dos manifestantes. Além de BH, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Teófilo Otoni estão entre os 41 municípios mineiros que participaram do grito nas ruas.

Fonte: Hoje em Dia