Redução da Criminalidade violenta em São Paulo é atribuída ao aumento do efetivo da Polícia Civil e mais investimentos na atividade investigativa e apuratória dos delitos.

Pelo menos dez pessoas são assassinadas todos os dias em Minas Gerais. Após seis anos em queda, os indicadores de crimes violentos no Estado voltaram a subir. O aumento em 2011 em comparação com o ano anterior é de 10%, e só os homicídios cresceram 16,33%. Em Belo Horizonte, o salto é ainda maior: houve 22% mais assassinatos. Após mais de um ano em silêncio, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) finalmente apresentou, nesta quinta-feira (1º), os números da criminalidade mineira.

O balanço foi divulgado no mesmo dia em que um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostrou que 91,7% dos brasileiros gostariam que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica atuassem na segurança pública com as polícias Militar e Civil.

Para os entrevistados, o trabalho em conjunto poderia ajudar a reduzir a violência. Algo que, em Minas, só aconteceu em sete dos 29 municípios com mais de 100 mil habitantes. Segundo a Seds, apenas Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Uberaba, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Poços de Caldas e Varginha tiveram menos homicídios no ano passado que em 2010. No Estado, foram 3.754 mortes em 2011.

Além das execuções, assustam a população os outros crimes violentos, categoria que também engloba tentativas de homicídios, latrocínios (matar para roubar), estupros e assaltos a mão armada. Em Minas, as ocorrências passaram de 250,52 a cada grupo de 100 mil habitantes, em 2010, para 277,78 no ano passado. O crescimento também foi constatado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (14,5%) e na capital (11,4%).

A alta permaneceu em janeiro deste ano, em relação ao primeiro mês de 2011. As ocorrências de crimes violentos passaram de 4.553 para 4.927 no Estado, um aumento de 7,40%. Os homicídios, porém, sofreram redução de 4,46%. Os registros caíram de 322 para 310 em Minas, embora os assassinatos tenham aumentado 7,40% na RMBH e 12% na capital.

De cadeira de rodas em função de um atropelamento durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Defesa Social,  Lafayette Andrada, justificou os números com o aumento de 17,30%, entre 2010 e 2011, da violência associada ao tráfico de drogas, como brigas entre gangues, acerto de contas e cobranças de dívidas.

No entanto, ele não explicou por que esses crimes aumentaram. No ano passado, a Polícia Militar registrou 51.192 ocorrências relacionadas a tóxicos, contra 43.641 em 2010.

Para o secretário, a redução das estatísticas passa pelo combate ao tráfico de drogas. “Em BH, são assassinadas, em média, duas pessoas por dia. Grande parte dos homicídios acontece por causa dos entorpecentes. Não há casos de balas perdidas em Minas, tanto que temos o quarto menor índice de criminalidade no país”, afirmou.

Apesar dos indicadores estaduais, o sossego permanece em parte das cidades mineiras. Dos 853 municípios do Estado, 392 não registraram homicídios no ano passado. Em 173, não houve nenhuma ocorrência de crime violento em 2011.

Continue lendo…

Fonte: Jornal Hoje Em Dia, 01 de março de 2012