Presidente do SINDPOL/MG Regional Zona da Mata, entrega carta denúncia à coordenadoria do Ipsemg.

Presidente do SINDPOL/MG – Regional Zona da Mata, entrega carta-denúcia à coordenadoria do Ipsemg

Os diretores do SINDPOL/MG – Regional Zona da Mata, subsede Juiz de Fora, e demais representantes dos servidores estaduais entregaram ontem (06/10/2010), uma carta-denúncia à coordenadoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em Juiz de Fora. O documento descreve a dificuldade de marcação de consultas e exames, inclusive os mais simples, na rede credenciada. Os sindicalizados afirmam que as cotas de atendimento destinadas por profissionais de saúde, laboratórios e clínicas são esgotadas rapidamente frente à demanda; com isso, os funcionários só conseguem agendar consultas e exames eletivos no começo de cada mês. A formalização das reclamações foi o primeiro ato do Fórum Regional dos Servidores Públicos, formado para acolher reclamações e cobrar melhorias nos serviços. Junto ao documento, foram anexados cartazes recolhidos em laboratórios em que os usuários são informados sobre esgotamento de cotas, cancelamento e renovação de convênios.

De acordo com a coordenadora geral da subsede do Sind-UTE em JF, Victória Mello, as reclamações são constantes, mas a situação se agravou nos últimos três meses. “Fomos informados de que estamos passando por um período de renovação dos convênios. Mas os servidores, que já estão com problema de saúde não podem ficar aguardando indefinidamente até que a situação seja normalizada, pois eles pagam; e como o desconto ocorre em folha, não há inadimplência”.

Convênios e concurso

De acordo com o presidente regional do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil MG (SINDPOL/MG), Marcelo Armstrong, o fórum propõe a abertura de novos convênios e sugere uma solução definitiva com a abertura de concurso para preenchimento das áreas de gargalo. Além do SINDPOL/MG e Sind-UTE, integram o movimento os sindicatos dos servidores Públicos Estaduais (Sindpúblicos), em Saúde (Sind-Saúde) e dos Agentes Penitenciários (Sindasp).

Uma cópia do documento será enviada à presidência do Ipsemg, ao conselho de beneficiários e ao Ministério Público. A assessoria do Ipsemg, em Belo Horizonte, foi procurada, e se comprometeu em agendar um pronunciamento.