Presidente do SINDPOL/MG, Conselheiro Nacional de Segurança Pública participa do 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em Cuiabá/MT.

Presidente do SINDPOL/MG, Conselheiro Nacional de Segurança Pública participa do 7º Encontro do Fórum Brasileiro  de Segurança Pública em Cuiabá/MT

Nos dias 17 a 19 de julho o Presidente do SINDPOL/MG e Conselheiro Nacional de Segurança Pública  Denílson Martins participou ativamente das mesas de debates do 7º Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizado na UFMT em Cuiabá/MT, onde muito se discutiu sobre a temática da segurança pública e cidadania com ênfase nas políticas públicas de prevenção a atividade delitiva e a violência, bem como alternativas ao modelo de política de segurança do estado brasileiro. Também se debateu sobre a necessidade premente de implantação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), bem como da criação de um fundo de manutenção da política de segurança pública brasileira.

Os debates tiveram inicio na quarta-feira concomitante com a 23ª reunião ordinária do CONASP que no dia seguinte ”se incorporou” ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

No 7º Encontro principal instância de debates que aconteceu entre os dias 17 a 19 de julho em Cuiabá teve na solenidade de abertura, a presença do Governador Silval Barbosa, da Secretária Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Regina Maria de Luca Miki, e do Presidente do fórum, Sérgio Roberto de Abreu, no Palácio Paiaguás – Salão Nobre "Clóves Vetoratto", na noite da última quarta-feira, 17.

O governador Silval Barbosa disse que a realização do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é um marco para Mato Grosso. O Estado ressaltou ele, tem a oportunidade de debater a questão de segurança de forma mais intensa. Mostrar a logística que o estado vem empreendendo e os desafios que são apresentados. O estado tem mais de 700 km de fronteira seca, com a Bolívia, além dos 300 km de águas do Pantanal, e isso segundo ele precisa ser mais debatido, inclusive em nível de governo federal.
 

Silval lembra também que Mato Grosso vai sediar a Copa do Mundo 2014 e existe uma preocupação em torno deste evento maior. "Nós queremos debater tudo isso. A questão da fronteira, que já temos uma política de ação com o Gefron, em conjunto com o governo federal; temos também a questão da tecnologia, que evolui e a cada momento tem novos equipamentos mais avançados, e, ao mesmo tempo, não se tem como falar em segurança se não for através da prevenção. Se faz prevenção usando tecnologia de ponta e isso demanda custos", analisou.
 

Regina Miki começa a destacando a qualidade dos participantes do 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que conta com a presença de mais de 200 especialistas, pessoas que pensam e já foram gestores, trabalhadores da área de segurança pública. Nos dois dias de debates, foram realizados painéis, refletindo a experiência acumulada.
 

A preocupação, contudo, destaca a Secretária Nacional de Segurança Pública, é a de como melhorar a prestação de serviço para a sociedade, lá na ponta; como ter o financiamento da segurança pública garantido para que se possa ter um serviço de qualidade. "Binômio segurança barata, não existe", afirma taxativamente.
 

Segundo ela, todos sabem que na segurança pública se precisa ter pessoal capacitado, aliado a equipamentos de ponta, de tecnologia e ter também esse profissional estimulado. "Estimulado não só pelo salário, mas também pela valorização profissional, por meio da qualidade de condições de trabalho e igualdade de condições como outras categorias, para que possa, por exemplo, dedicar à família", explica. Segundo ela, o maior problema da segurança pública é a integração entre os diversos entes da federação e as diferentes polícias e suas instâncias.
 

Sérgio Abreu, presidente do Fórum, disse que durante o evento se debateu todos os encaminhamentos possíveis para encontrar as respostas que a sociedade, como um todo, exige das autoridades na questão da segurança pública. "Cuiabá é hoje um grande centro de debates, alguns com foco em grandes eventos, mas a cidadania, ao sair às ruas, nos propôs outra pauta e precisamos debater com profundidade as políticas públicas de segurança".
 

O 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública tem como tema "Segurança Pública, Participação e Cooperação Regional". O encontro anual em Mato Grosso acontece numa parceria entre o Governo de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
 

Participaram da abertura Alexandre Bustamante, Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP); Denílson Aparecido Martins Presidente do (SINDPOL/MG) e Conselheiro Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Wilson Sales Damázio, presidente do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Conesp); Desembargador Orlando Perri, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Paulo Prado, procurador Geral de Justiça de Mato Grosso; Luiz Antônio Possas de Carvalho, secretário de Justiça; Cel. Nerci Adriano Denardi, comandante Geral da PM-MT; Cel. BM Anderson José Barbosa, comandante-Geral do Corpo de Bombeiros; professor Náldson da Costa, membro da comissão organizadora, e no ato representando a reitora da UFMT; Renato Lima, presidente da Comissão Organizadora; Humberto Viana, secretário Nacional de Defesa Civil; e os secretários de Estado de Segurança Pùblica de todos as unidades da federação, delegados e técnicos das diversas polícias.

Fonte: SESP