Policiais civis em greve fazem manifestação em Varginha

21 de junho de 2016

De acordo com o Sindpol/MG, há adesão em todas as regionais. Categoria estima que 8 mil profissionais estão parados em Minas Gerais

Publicado no Portal G1, em 21/06/2016

A greve dos servidores da Polícia Civil de Minas Gerais continua em todo o Estado. De acordo com o sindicato da categoria, o Sindpol, pelo menos 8 mil funcionários aderiram ao movimento. No Sul de Minas Gerais, todas as regionais integram a paralisação, mantendo apenas 30% dos atendimentos. Em Varginha (MG), houve protesto na manhã desta terça-feira (21).

“Estamos pedido aquilo que está na lei, para se cumpra o que está na lei. Nada mais do que isso”, declarou o representante do Sindpol, Leonardo Eustáquio Alexandre.

No segundo dia da greve, iniciada nesta segunda-feira (20/06), policiais de Elói Mendes (MG) e Boa Esperança (MG) também foram para a frente da delegacia da cidade com cartazes pedindo melhorias para a categoria. Entre as reivindicações dos servidores estão auxílio vestimenta, chamada de concursados, realização de novo concurso público, reestruturação e equiparação salarial. São questões que, segundo os grevistas, já estão previstas na Lei Orgânica de Minas Gerais, mas ainda não saíram do papel.

Atendimentos afetados
Na Delegacia de Varginha, a seção regional de perícia informava na manhã desta terça-feira que o registro de ocorrências seria feito apenas entre 15h e 17h. Na Delegacia de Mulheres e no Departamento de Trânsito (Detran), atendimentos só depois das 14h.

“Eu não sabia que estavam em greve. Vim fazer um documento. Agora tem que esperar”, comentou a cabeleireira Elizabeth Silva.

Também pego de surpresa pelo movimento grevista, o comerciante Calixto Carvalho Chagas ficou preocupado. Ele perdeu o documento do carro e precisava tirar uma segunda via. “Tá fechado. Tá em greve. O que eu quero saber é como eu vou fazer”, questionou.

O delegado Josias Moreira Giffoni afirmou que, apesar da greve, o atendimento é mantido parcialmente nas delegacias. “O cidadão pode ficar tranquilo com relação a ocorrências envolvendo autores de crime, porque a gente vai ter equipe trabalhando 24h por dia”, disse.

Movimento na região
Em Poços de Caldas (MG), a adesão é de 100%, com 70 profissionais paralisados, entre delegados, investigadores e agentes administrativos.

Já em Pouso Alegre (MG), 146 policiais civis integram o movimento. A delegacia regional é referência para 35 municípios.