Policiais civis e federais de Minas organizam novo Congresso Internacional de Modernização das Polícias Judiciárias e já tem confirmação de autoridades participantes

Já estão avançadas as ações para a realização do 2º Congresso Internacional de Modernização das Polícias Judiciárias promovido pelo SINPEF-MG (Sindicato dos Policiais Federais), FENAPEF (Federação dos Policiais Federais), SINDPOL/MG (Sindicato dos Servidores da Polícia Civil) e COBRAPOL (Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis), a intenção deste congresso é debater e difundir as melhores práticas de polícia utilizadas no mundo no sentido de capacitação e valorização dos operadores de segurança pública e sua interface com a sociedade organizada e governos. Este encontro, que será realizado em março de 2013, vem em bom momento da conjuntura da política nacional de segurança pública, momento em que se analisa a Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais; momento em que se discute e tramita no Congresso Federal a Lei Geral das Polícias Judiciárias do Brasil PL 1949/2007 e também, momento em que se organiza o papel e atuação das forças policiais nos grandes eventos esportivos internacionais que ocorrerão em 2013 e 2014. Nesta mesma esteira, é fundamental discutir a atuação das polícias judiciárias na investigação criminal e na aplicação do jus puniendi do Estado, diante deste aumento vertiginoso da criminalidade violenta e do tráfico de drogas em todo o país. A competência de debater este assunto extrapola as funções de estado, cabendo também as entidades sindicais a serem indutores e fomentadores deste debate.

A direção do SINPEF e do SINDPOL/MG já enviou ofícios e confirmaram formalmente a participação de várias autoridades como da representação institucional do FBI – Federal Boureau of Investigation, da Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha; do Conselheiro Federal da OAB, Dr. Cézar Britto, do Senador da República Randolfe Rodrigues, e do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr. Luiz Fux.