Policiais Civis de BH começam a vacinar hoje

16 de abril de 2021

Policial civil, confira na primeira listagem se consta o seu nome, com a data e a hora do agendamento.

Chegou a vez da capital mineira iniciar as vacinações contra a Covid-19 aos policiais civis de Minas Gerais. A Chefia da PCMG encaminhou a lista de convocações dos servidores que estão agendados para serem imunizados na primeira remessa, nesta sexta-feira (16/04) e sábado (17/04).

A vacinação será pelo sistema Drive-Thru na Academia de Polícia Civil (Acadepol), acesso pela entrada do MEAF, rua Miguel Gentil. Você, policial civil de Belo Horizonte, pode conferir se seu nome está na listagem, com a data e a hora do agendamento (convocação para vacinação contra a Covid-19).

Em reunião com a Chefe de Gabinete da PCMG, Dra. Águeda Bueno, a mesma relatou que essa primeira listagem prioriza os policiais civis que trabalham no regime de plantão e também os que concorrem à escala. Caso algum policial plantonista não esteja na lista, comunique ao Sindpol, através do Fale Conosco no nosso site, para que seja informado à Chefia da Polícia Civil.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG) celebra essa conquista na qual vem lutando, junto às demais entidades de classe e representantes da categoria no Estado, para que o Governo se conscientize sobre a urgência da vacina contra a Covid-19 aos policiais civis e demais operadores da Segurança Pública.

Segundo o presidente do Sindpol/MG, José Maria de Paula “Cachimbinho”, é mais que merecida a vacinação à categoria que trabalha na linha de frente no enfrentamento do coronavírus. “Após muitas cobranças do sindicato, podemos dizer que esse avanço foi alcançado por iniciativa do Sindpol/MG e outras entidades da Segurança Pública de Minas Gerais. Passamos os últimos meses na luta e em luto por muitas vidas perdidas de companheiros que foram infectados”, relatou.

Para o assessor do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, o momento é preciso, pois a classe já vem se arriscando muito. “Sempre estivemos expostos demais ao vírus, colocando em risco, não só, nossas vidas e de nossas famílias, mas de toda a sociedade.”

O Sindpol/MG segue cobrando da Chefia da Polícia Civil e do Governo de Minas as próximas remessas e um cronograma da imediata vacinação dos demais policiais civis. Dentre as cobranças, foram questionados os critérios adotados pela Chefia de Polícia na vacinação destes profissionais, como:

1) Quantas doses de vacinas serão disponibilizadas para os policiais civis?
2) Existe um planejamento de vacinação para toda a Polícia Civil?
3) A vacinação será feita com prioridade a todos os policiais civis? Quais as datas previstas para a vacinação de todos estes profissionais?
4) Quais critérios de vacinação estão sendo utilizados pela Polícia Civil, vez que em alguns municípios, por intermédio de profissionais locais junto às prefeituras, está havendo a vacinação de todos os policiais?
5) Locais onde está havendo grande índice de contaminação (surtos) haverá priorização, ainda que não sejam plantonistas?
6) Como a Polícia Civil se enquadra na nota técnica do Ministério da Saúde? Serão somente os profissionais que exercem atividades no plantão? E quais seriam especificamente estes profissionais?
7) Além dos plantonistas, os demais Policiais Civis da ativa serão vacinados com critério de prioridade? E aqueles que estão de sobreaviso, ao serem acionados, como seria o critério de vacinação? E os profissionais que precisarem retornar de férias ou de licença?
8) Onde e como será a vacinação dos Policiais Civis em Minas Gerais?
9) Os aposentados Policiais Civis serão colocados como prioridade?

Policiais civis, relatem ao sindicato como está caminhando a vacinação na sua cidade. O Sindpol/MG não vai parar até que todos os policiais civis do Estado sejam imunizados.