Polícia Civil indicia vândalos:BH é uma das capitais que mais indiciaram vândalos.

Polícia Civil indicia vândalos: BH é uma das capitais que mais indiciaram vândalos.

Belo Horizonte é uma das capitais que mais indiciaram culpados pelo vandalismo durante as manifestações que tomaram conta do país há cerca de um mês. Levantamento da “Folha de S.Paulo” mostra que a capital mineira teve 72 dos 141 detidos considerados culpados – 51% deles. A porcentagem média de indiciados em todo o país é de 11%.

Paralelamente aos casos concluídos, inquéritos da Polícia Civil de Minas apuram a morte dos dois jovens que caíram de um viaduto na região da Pampulha, na capital, e ataques a 20 pontos comerciais. A corporação afirma que, diferentemente de Porto Alegre (RS) – que apontou a infiltração de gangues de assaltantes entre os manifestantes –, não há um perfil homogêneo entre os suspeitos em Minas. Procurada por O TEMPO para falar sobre o assunto, a delegada Gislaine de Oliveira Rios, responsável pelas investigações, não atendeu às ligações. Ao todo, 1.720 pessoas foram detidas em 24 capitais e no Distrito Federal durante os protestos, 230 dos quais são adolescentes e não podem ser indiciados. Apenas o Maranhão não respondeu ao levantamento.

Até a última sexta-feira, dos 1.490 adultos detidos no país por vandalismo, somente 170 tinham sido responsabilizados. O número pode mudar, pois há inquéritos em aberto e 157 pessoas ainda são investigadas. Continuam presos 99 adultos.


Outros estados. No Rio de Janeiro foram indiciados oito dos 62 adultos detidos. Já Porto Alegre teve 60 indiciamentos. Brasília indiciou apenas um dos 90 presos. Em São Paulo, foram 212 detidos, segundo a secretaria de segurança daquele Estado, que informou não ter o número de indiciados.

Fonte: O Tempo