Polícia Civil inaugura Central de Atendimento aos servidores

16 de dezembro de 2016

A partir desta quinta-feira (15) os servidores da Polícia Civil de Minas Gerais poderão contar com um atendimento ainda mais ágil e confortável na Diretoria de Administração e Pagamento de Pessoal (DAPP), da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças. A Central de Atendimento aos Servidores foi inaugurada na sede da Diretoria (na Rua Sergipe, 607, bairro Funcionários, na capital) e vai agilizar o atendimento de servidores de todo o Estado de Minas Gerais.

O atendimento da Diretoria, que até então era realizado em balcão, agora será feito em sala climatizada, com televisão, café e display de senha para acompanhamento do servidor. O novo espaço visa facilitar o acesso dos servidores aos serviços da PCMG, melhorar o relacionamento com a Diretoria e oferecer mais conforto, eficiência e praticidade. “Queremos tornar nosso atendimento ainda mais humanizado e garantir que o servidor possa se sentir verdadeiramente acolhido pela instituição, atendendo no menor tempo possível e observando o princípio da impessoalidade”, destaca a titular da Central de Atendimento aos Servidores, delegada Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima.

Ainda segundo a delegada, a Central de Atendimento, além de otimizar o fluxo de demandas que aportam no DAPP, irá também desafogar as seções técnicas da Diretoria para trabalhos específicos. Para tanto, a Central de Atendimento é formada pela equipe de expediente do DAPP, além de três outros servidores com grande experiência nas demandas de maior volume, como pedidos de aposentadoria, quinquênios, lançamento de pagamentos, contracheques, confecção de carteiras funcionais e posse de novos servidores.

A partir da elaboração de um protocolo de atendimento, o servidor terá a comodidade de poder acompanhar o andamento da solicitação, esclarecendo quaisquer dúvidas, e até ter uma previsão de sua conclusão. “O DAPP já estuda também formas de melhorias no atendimento aos servidores lotados no interior e um planejamento para tanto já está em curso para aplicar melhorias”, adiantou Elisa Moreira.

O chefe-adjunto da Polícia Civil, Delegado-Geral Raimundo Nonato Gonçalves esteve presente ao evento. Segundo ele, a Central de Atendimento da DAPP tornará o atendimento mais humanizado e mais eficiente. “Isso é um compromisso da atual administração, do chefe da Polícia Civil e dos conselheiros. Todas as ações serão voltadas à melhor qualidade no atendimento e toda e qualquer ação que possa ser benéfica aos servidores da Polícia. Isso não apenas no DAPP, mas também no Hospital da Polícia Civil, para o qual estamos fazendo estudos para também melhorar o atendimento”, afirma.

A Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Polícia Civil, Delegada-Geral Letícia Baptista Gamboge, que também participou da inauguração, disse que o novo sistema vem ser um marco para a humanização do atendimento do servidor da Polícia Civil. Segundo ela, a instituição, há muitos anos, tem uma preocupação em relação à promoção de Direitos Humanos, com do devido cuidado com o infrator da lei penal. “A partir da implantação da Central, temos uma nova iniciativa em prol da promoção de Direitos Humanos dos policiais civil, que terão atendimento humanizado, em ambiente climatizado. O atendimento é prestado por servidores que conhecem todos os procedimentos internos, todos os trâmites de eventuais requerimentos que possam ser formulados por policiais ativos, aposentados e servidores administrativos”, garante.

Presença do Sindpol/MG

Na visão do presidente do Sindpol/MG a inauguração dessa seção é uma iniciativa feliz, pois melhora e muito a eficiência e a rapidez no atendimento ao servidor público, quando necessita de qualquer tipo de benefício, alteração ou vantagem funcionais, além de tornar mais ágil a resposta, impedindo que o mesmo se desloque muitas vezes do interior até a capital para a solução de qualquer problema administrativo, se considerarmos as peculiaridades do tamanho de Minas, é um grande avanço na vida funcional dos mesmos.

Fonte: PCMG (com adaptações)