Plantão digital reduz investigadores plantonistas em 2 na Ceflan 4

1 de fevereiro de 2022

Durante visita técnica do Sindpol/MG, foram encontrados apenas dois policiais investigadores de plantão na Central de Flagrantes 4, uma das delegacias mais atuantes de Belo Horizonte.

Na tarde da última segunda-feira (31), os assessores do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira e Marcelo Bambirra, representando presidente José Maria de Paula “Cachimbinho”, estiveram na Central de Flagrantes da Polícia Civil em decorrência as reclamações sobre a recente implementação do plantão digital na delegacia.

Na visita, além das dificuldades dos policiais no atendimento virtual pela falta de estrutura, os mesmos encontravam-se sobrecarregados, pois havia somente dois investigadores para receber ocorrência, conferir materiais, receber presos e conduzi-los à sala de vídeo conferência para serem ouvidos. A Ceflan 4, da região Noroeste de Belo Horizonte, recebe as ocorrências geradas na área de 70 bairros, uma das unidades da PCMG mais atarefadas da cidade.

O assessor Wemerson Oliveira contesta este absurdo da sobrecarga de trabalho “É inaceitável que haja apenas dois investigadores para receber todas as ocorrências, sendo apenas um responsável por retirar os presos das celas e levar para serem ouvidos pelo delegado e escrivão, que estão na Cidade Administrativa, e fazer todos os trâmites dos procedimentos, enquanto o outro fica por conta de receber as ocorrências na recepção e atender a população em geral, arriscando suas vidas. Já tivemos casos aqui, nesta Ceflan 4, de fuga de presos. Precisamos combater isso e resolver este problema!”.

O Sindpol/MG está tomando as providências jurídicas cabíveis acerca da precariedade do Plantão Digital, este assunto está sendo debatido também pelos diretores que definiram a implantação de “Operação Padrão”, a ser debatido na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dia 08/02, às 10h, no Galpão em frente à sede do Sindpol/MG. Contamos com a participação de todos os policiais civis!

Assista ao vídeo: