SINDPOL

Notícia

Pesquisa da FGV indica que policiais civis trabalham em condições precárias, com sucateamento da Corporação no Brasil

Pesquisa da FGV indica que policiais civis trabalham em condições precárias, com sucateamento da Corporação no Brasil

Uma pesquisa on-line da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) com 305 policiais civis, em diferentes níveis de carreira, e de diversas partes do Brasil, traz uma análise das condições de trabalho e das percepções positivas e negativas que têm sobre a profissão.

A conclusão do estudo “O herói envergonhado: tensões e contradições no cotidiano do trabalho policial”, de autoria do professor da FGV/EAESP Rafael Alcadipani da Silveira e da professora da UFU (Universidade de Uberlândia), evidencia que há uma diferença entre as expectativas antes de entrar e fazer parte da corporação e durante a carreira policial.

Os policiais atribuem ao trabalho o significado de heroísmo, dignidade e honra, mas, ao mesmo tempo, sentem-se envergonhados, pois trabalhar como policial é viver com medo, em perigo e colocar-se em risco. Eles dizem ainda que são reconhecidos pelo que fazem, mas não por gestores públicos (por interesses escusos), pela sociedade (não vê a polícia com bons olhos), pela legislação (beneficia mais o bandido) e pela imprensa (desrespeita quem põe a própria vida em risco). Sentem-se também parte de uma família unida, no entanto, percebem o ambiente de trabalho como hostil, tenso, hipócrita, cheio de inseguranças e riscos. Além disso, sentem que fazem o papel de “lixeiro social”, enxugando o gelo, vivendo de ilusão e sentindo-se ludibriados por seus empregadores.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Autor do post

Cargo não definido

Não há biografia disponível para este autor.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!