Participação da palestrante Eufrásia Mourão, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás/SINPOL-GO, no I Seminário do Sindpol/MG

11 de dezembro de 2023

A saúde mental dos policiais está em voga no Brasil, onde o número de policiais que tira a própria vida é maior que o dos que morrem em serviço, segundo o relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A palestrante presente hoje em nosso I Seminário, Eufrásia Mourão, (vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás/SINPOL-GO e Diretor de Saúde e Bem-Estar da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte/FEIPOL-COM) reforça que é preciso investir em prevenção. “É o primeiro e mais importante passo, tratar a profissão como um alto fator de risco de adoecimento mental e promover ações efetivas de valorização, condições dignas de trabalho”, explica. Ela ressalta a importância de fomentarmos o tema. “O aumento da criminalidade, do estresse e das cobranças sociais do policial está no limite. Estamos assistindo a tragédias anunciadas, as quais poderiam ser evitadas, quanto antes ações forem tomadas, mais vidas serão preservadas”, reforça. Ela finaliza refletindo que independente de qualquer política pública que contemple a saúde mental do policial, o mais importante é o auto cuidado! É saber que precisamos de cuidados como qualquer ser humano é o primeiro cuidado é o nosso”.