Operação da PCMG resulta em 20 prisões por extração ilegal de minério

15 de junho de 2021

A operação Cavalo de Aço, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em repressão à extração ilegal de minério, resultou na prisão em flagrante de 20 pessoas, bem como na apreensão de 15 caminhões, quatro pás carregadeiras, uma escavadeira, uma peneira tipo esteira de mineração e outros maquinários pesados utilizados na atividade. A ação policial ocorreu na última quarta-feira (9/6), em Divinópolis, Centro-Oeste do estado, Mateus Leme, na Região Metropolitana, e Ijaci, no Sul de Minas.

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), apuraram que a extração ilegal ocorria diuturnamente e que os envolvidos se desviavam de barreiras policiais.

As investigações apontam para várias empresas que atuavam no esquema sob fachada de atividades lícitas. As organizações criminosas seriam voltadas à extração ilegal de minerais, usurpação de bens da união, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores destinados ao enriquecimento ilícito.

As diligências continuam no intuito de pormenorizar e individualizar as participações de cada envolvido, bem como identificar e qualificar outros, pessoa física ou jurídica, integrantes da organização criminosa.

Pelos levantamentos policiais, foram extraídas e beneficiadas ilegalmente cerca de 750 toneladas de minerais por dia. O Sindpol/MG admira e ressalta o importante trabalho dos investigadores e demais policiais civis que analisaram o intenso fluxo de caminhões durante o monitoramento e botaram um fim na causa deste enorme prejuízo ambiental e financeiro por ocasião da sonegação fiscal.