O Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (PROPAG) é aprovado na Câmara dos Deputados

11 de dezembro de 2024

O Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (PROPAG), após muita luta dos servidores públicos, junto aos deputados da base e da oposição, contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), foi aprovado pela Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (10/12).

De acordo com o Governo, a dívida de Minas Gerais com a União chega a R$ 160 Bilhões, impedindo que o Estado invista em serviços públicos. A aprovação do PROPAG é uma oportunidade para que os estados possam renegociar suas dívidas, utilizando ativos e voltando a ter condições de investimentos essenciais em saúde, educação, infraestrutura e na segurança pública, especialmente, na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que se encontra em situação precária, sem valorização e falta de investimento.

Este é o momento do Governador do Estado, Romeu Zema, aderir o novo programa e pagar a Recomposição das Perdas Inflacionárias, atrasada há oito anos e chega a 25,28%, bem como investir na PCMG, melhorando as condições de trabalho, investindo em infraestrutura e tecnologia para as delegacias, aumento do efetivo, capacitação de policiais, entre tantas outras demandas urgentes e necessárias.

Porém, isso depende de um compromisso do Governo Estadual, o que não acontece, uma vez que o governador não recebe e não dialoga com os representantes de classe. O

Sindpol busca garantir que o Estado priorize as questões relacionadas à segurança pública e aos direitos dos policiais civis.

A luta do Sindpol é fundamental para garantir que, mesmo com a reestruturação das dívidas, as áreas essenciais como a segurança pública não sejam negligenciadas.

Continuaremos lutando pela modernização e valorização da Polícia Civil de Minas Gerais.