Números mostram que capital vive epidemia de violência.

Números mostram que capital vive epidemia de violência


Os dados sobre criminalidade, divulgados ontem após 13 meses mantidos sob controle do Estado, confirmam o que a população tem sentido na pele. Minas Gerais vive hoje uma epidemia de violência. Enquanto o índice de homicídios considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de dez assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, Belo Horizonte encerrou 2011 com números três vezes maiores. Foram 30,65 homicídios para cada 100 mil.

A capital superou até o Rio de Janeiro, que, atualmente, registra 22,31 assassinatos para cada grupo de 100 mil. Na região Sudeste, apenas Vitória tem índices piores que os de Belo Horizonte: 48,2 mortes para cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, são nove crimes para o mesmo grupo.

"Em Belo Horizonte, não existe bala perdida como no Rio de Janeiro. Os crimes aqui acontecem por disputas de gangues por pontos de tráfico", justificou o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, que ontem recebeu a imprensa para apresentar as estatísticas no salão de festas do prédio de luxo onde mora. Atropelado no Rio de Janeiro, no último fim de semana, o secretário está trabalhando em casa.

Os números apresentados ontem mostram um comparativo entre os índices de 2010 e 2011. Em todas as estatísticas divulgadas, houve aumento da criminalidade.

A maior elevação foi na taxa de homicídios da capital, que passou de 25,1 em cada grupo de 100 mil habitantes para 30,65, uma alta de 22,1%. Em 2011, foram 142 assassinatos a mais na capital do que em 2010 – de 620 para 762 crimes. Se forem considerados os dados gerais do Estado, foram 553 homicídios a mais. Em relação aos roubos, Belo Horizonte teve 4.214 ocorrências a mais em 2011 na comparação com o ano anterior.

As informações foram divulgadas após denúncia exclusiva de O TEMPO, no último dia 17, de que a ordem aos comandantes de batalhões da PM era evitar a publicação de índices que evidenciassem o aumento da criminalidade no Estado. A promessa agora é de divulgação mensal das estatísticas.

 
Ocorrências
Madrugada com nove assassinatos

Apenas na noite anterior à divulgação dos dados, foram registrados nove homicídios em Belo Horizonte e na região metropolitana, de acordo com informações do portal da PM. Segundo o secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, a média dos últimos anos é de dois assassinatos por dia na capital.

O chefe do Departamento de Investigações (DI) da capital, delegado Edson Moreira, não sabia da divulgação dos dados e foi informado pela reportagem de O TEMPO. Para ele, há duas causas para o aumento dos homicídios: o uso de crack e a impunidade dos criminosos. "Eles cometem um crime, mas sabem que, em dois, três anos, estarão soltos. É necessário ter leis mais rígidas para punir os criminosos". (JS/Iane Chaves)

 

Fonte: Jornal O Tempo, 01 de março de 2012