Número de vítimas de saidinha de banco já ultrapassa 300 em 2012.

Número de vítimas de saidinha de banco já ultrapassa 300 em 2012

Saidinhas de banco já fizeram 325 vítimas em Belo Horizonte, só nos primeiros quatro meses deste ano, apontam dados divulgados pela Polícia Militar (PM), nesta quinta-feira (31). Segundo a  polícia, o número dá uma média de dois assaltos por dia.

Conforme dados, o crime cresceu 35% na região Noroeste; 21,4% em Venda Nova e 6,5% na região Leste . Já na região Oeste, teve a maior queda do ano – 52,2% –, seguida do Centro, com 28,4%, e Norte, com 10,8%.

No ranking dos bairros, a Savassi é a campeã das temidas saidinhas de banco, com 12 registros em 2012. Ao todo, 10 bairros apresentaram aumento no número de ocorrências este ano, contra 9 que tiveram redução.

De acordo com o coronel Rogério Andrade, o alto índice do crime está ligado à falta de segurança dos bancos, que, na maioria, não possui biombos de proteção – painéis opacos que separam o caixa do espaço reservado para as filas. A instalação de biombos, que impedem estranhos de observar o valor sacado pelo cliente, é obrigatória pela Lei Municipal 10.200/2011.

Em nota a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o uso de biombos é questionável e que as diversas leis com a exigência não possuem estudos ou embasamentos técnicos que comprovem a eficácia do painel. O número de assaltos dentro das agências caiu a zero.

Fonte: Jornal O Tempo, 31 de maio de 2012